Grupo de Trabalho é criado para garantir o cumprimento das exigências do Pró-Gestão RPPS no Piauí

Nesta quarta-feira (7), equipes da Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado e da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) estiveram reunidas para tratar da Dimensão Controle Interno do Pró-Gestão RPPS, um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Um Grupo de Trabalho foi formado com o objetivo de garantir que as exigências do nível II do Pró-Gestão RPPS sejam atendidas.

O Diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento da CGE, Décio Moura; o Gerente de Pessoal e Previdência da CGE, Raphael Teixeira e a auditora governamental Lidiane Melo, receberam o presidente da PiauíPrev, Flávio Chaib e equipe da Fundação, para discutir os próximos passos. Também participaram da reunião: a Diretora de Governança da PiauíPrev, Nayana Cavalcante; Christianne Arruda, da Procuradora do Estado; e o Assessor da Diretoria de Governança, Rodrigo Martins.

Na reunião foi discutida a composição da estrutura de Controle Interno, voltada para a verificação de conformidade das áreas de Benefícios, Arrecadação, Investimentos e Compensação Previdenciária, em conformidade com as exigências do nível II do Programa.

“Ficou definido que será constituído um Grupo de Trabalho para planejar o formato e o funcionamento da Estrutura de Controle Interno, bem como será responsável por verificar a possibilidade de utilização do Sistema Integrado de Controle Interno para a realização do controle dos processos das áreas mencionadas”, afirmou a auditora Lidiane Melo, que faz parte do Conselho Fiscal, órgão de controle interno do RPPS e que possui certificação profissional da Secretaria da Previdência – SPREV.

De acordo com ela, o Grupo de Trabalho será composto por quatro membros, dos quais dois serão auditores governamentais da Controladoria, que cumprirá um importante papel visando atingir os objetivos estabelecidos.

“Vamos auxiliá-los no cumprimento das metas estabelecidas. Inclusive, a obtenção da certificação em RPPS dos membros dos conselhos, que obtive junto ao Instituto Totum, é importante para a atingir os requisitos do Pró-Gestão”, completou.

Tags: , , , ,

 

Leia Também