O Programa Estadual de Educação Fiscal encerrou no sábado (14), o “Ciclo de Palestras: Educação Fiscal – Uma Questão de Cidadania”. A palestra final, intitulada “Cidadania: Participação e Controle Social”, foi conduzida pelo Diretor da Unidade de Controladoria da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, auditor governamental Kilmer Távora Teixeira.
Esta foi a terceira palestra do ciclo, que tem enriquecido as aulas da Universidade Aberta do Piauí – UAPI 3 com conteúdos e conhecimentos adicionais, por meio da mediação tecnológica do Canal Educação, com transmissão ao vivo para todos os 63 polos no Piauí, alcançando um público de cerca de 3 mil pessoas.
“Exploramos o controle social, colocando ele ao lado dos controles externos e internos e, além disso apresentamos as diversas formas que o cidadão pode exercer o mesmo, como canais de ouvidoria para sugestões, reclamações e denúncias, a lei de acesso à informação, os orçamentos participativos, conselhos de usuários. Comentamos também sobre a transparência dos gastos públicos, mais notadamente apresentando o portal da transparência da CGE”, destacou Kilmer Távora.
O Ciclo de Palestras é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio Escola Fazendária, em parceria com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria da Educação (SEDUC), que tem grande impacto na vida dos estudantes, conforme destacou a Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Fazenda Estadual, Domiciana Camargo.
“O Ciclo de Palestras na Universidade Aberta do Piauí – UAPI, voltado para alunos de todo o Estado, é uma iniciativa crucial para promover a Educação Fiscal de forma abrangente e acessível. Ao longo das três palestras realizadas até agora — abordando temas como Impostos, Orçamento Público e Controle Social — estamos fortalecendo o conhecimento sobre o funcionamento do sistema tributário, a gestão dos recursos públicos e o papel ativo dos cidadãos no monitoramento das ações governamentais. Esse projeto não apenas divulga informações, mas também incentiva a participação cidadã consciente e ativa, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e transparente.”, afirmou.
Domiciana Camargo acompanhou a transmissão, juntamente com as coordenadoras da UAPI, Angélica Costa; de Disciplina da UAPI, Kátia Brasil e a Coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Piauí, Alcionea Castro.
Tags: CGE, controle interno, educação fiscal