CGE realiza consultoria na Sesapi para melhorar a gestão de recursos do SUS

Nesta sexta-feira (21), auditores governamentais da Secretaria da Fazenda, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizaram uma reunião com o secretário da Saúde, Antônio Luiz, para apresentar os resultados de um trabalho estratégico voltado à melhoria da gestão dos repasses de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A consultoria foi solicitada pelo secretário de Saúde e tem como foco o aprimoramento da governança e dos controles internos na gestão dos recursos do SUS.

A Controladora-Geral do Estado, Amparo Esmério, participou da reunião juntamente com o Diretor da Unidade de Controladoria da CGE, Kilmer Távora; os auditores que atuam como setoriais na Sesapi, Darcy Siqueira e Jarbas Souza, que conduziram os trabalhos sob a coordenação do Gerente dos Núcleos Setoriais, João Fisher. Na oportunidade, Fisher apresentou os produtos do trabalho.

Durante o encontro, foi assinado um Termo de Compromisso para a realização de uma consultoria especializada e apresentada a versão inicial de uma plataforma de Business Intelligence. O objetivo da ferramenta é consolidar e facilitar o acesso às informações sobre o Teto MAC (Média e Alta Complexidade) e o correspondente faturamento dos serviços de saúde, utilizando dados dos sistemas de gestão do SUS. Além disso, foi apresentado um panorama detalhado da atual situação dos repasses do SUS para a SESAPI.

“A consultoria contempla o desenvolvimento de um painel consolidado para visualização do Teto MAC e do faturamento dos serviços a partir dos sistemas de informação do SUS, além da identificação e solução de pendências que causam glosas nos sistemas SIA (Sistema de Informação Ambulatorial) e SIH (Sistema de Informação Hospitalar). Também inclui o apoio ao credenciamento de unidades de saúde para recebimento de repasses do SUS, o mapeamento e habilitação de procedimentos financiáveis e a definição de um fluxo padronizado para o faturamento dos serviços de Média e Alta Complexidade”, elencou João Fisher.

Kilmer Távora destaca os resultados esperados deste trabalho. “Como resultado dessa consultoria, espera-se aprimorar todos os procedimentos que envolvem o SUS no Estado, além de aumentar o controle e o volume de recursos provenientes do Ministério da Saúde para o Estado, reduzindo, assim, a dependência do Tesouro Estadual, recursos estes que podem ser direcionados para mais investimentos na própria Saúde ou em outros objetivos do Estado”.

Tags: ,

 

Leia Também