A COORDENADORIA DA MULHER REALIZA EVENTO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a Coordenadoria de Estado de Políticas para as mulheres realizou a solenidade de Lançamento do Fomento Mulher, Edital do Comitê de Mulheres Rurais, Reafirmação da Emenda Parlamentar da Casa da Mulher Brasileira de Picos e São Raimundo Nonato e apresentação do projeto de Lei Março Lilás.

Durante a solenidade a Vice Governadora, Regina Sousa, destacou a reforma a importância da reforma da Casa Abrigo Mulher Viva e que isto  irá melhorar o atendimento para as mulheres vítimas de violências, trouxe também pontuações sobre a  linha de créditos irá melhorar a qualidade de vida das mulheres além de pontuar que não basta dar crédito para as mulheres, pois  precisamos fazer um trabalho em  rede para realizar o  enfrentamento à violência doméstica. “Um dos nossos maiores desafios enquanto mulheres hoje é combater a violência e também nosso Piauí temos mais mulheres na gerência e é importante não esquecer que as mulheres devem ocupar os conselhos de administração onde tem poucas mulheres. Fizemos uma lei com a Luísa Trajano para o Conselho que 30% deveria ser ocupado por mulheres e a lei foi rejeitada e fizemos toda uma campanha, mas podemos fazer isso na prática fazendo a equidade e colocando as mulheres no poder” pontua a vice- governadora.

A Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, ressalva que devemos reconhecer todas as lutas das mulheres para alcançar mais espaços e políticas para as mulheres e destaca que a violência contra as mulheres ainda acontece as subnotificações e que o trabalho em rede contribui para a redução da violência doméstica e essa subnotificação além dissoo trouxe a importância da campanha Ei mermã você não está  sozinha de fortalecimento da rede e divulgação dos serviços para as pópulação. A Coordenadora ainda pontua sobre todos os projetos em prol das mulheres e como isto contribui para as mulheres estarem nos espaços de poder criando políticas para as mulheres e principalmente de enfrentamento à violência doméstica .

“ É muito importante ter um crédito para as mulheres neste momento onde a pandemia provoca o desemprego para as mulheres sendo que 70%  das mulheres encontram-se na informalidade durante a pandemia deixando de exercer suas reais atividades principalmente as mulheres negras  que são as mais atingidas pelo desemprego, por isso, você trazendo neste momento o Fomento Mulher aliado ao projeto da Coordenadoria Elas Empreendem irá possibilitar que a mulher seja capacitada para o mercado de trabalho e tenham melhores condições de vida e assim  fortalece as políticas para as mulheres através da autonomia econômica e financeira possibilitando que a mulher saia do ciclo de violência” destaca Zenaide Lustosa.

A Deputada Federal, Rejane Dias, trouxe a importância da construção da Casa da Mulher Brasileira ser em Picos, onde terá o serviço da rede de enfrentamento à violência doméstica e a Deputada Flora Izabel apresentou o Projeto de Lei Março Lilás, que institui no calendário de eventos oficiais do Estado do Piauí a campanha do “Março Lilás” de combate ao câncer de colo do útero, proporcionando o diagnóstico, a prevenção e tratamento em prol das e a Secretária da Agricultura Familiar,  Patrícia Vasconcellos, trouxe a importância do lançamento do Edital do Comitê da Mulher Rural , que facilitará ter políticas específicas para as mulheres do campo já que estas têm uma realidade diferente da mulher da cidade e que as ações desenvolvidas em prol da mulher do campo combate diretamente à violência doméstica.

FONTE: CEPM- Solenidade Março Mulher

O Março Mulher é uma programação que visa discutir assuntos relacionados a autonomia econômica e financeira, gênero, raça e a diversidade de políticas públicas em prol das mulheres , além de trazer a importância da equidade nos espaços de poder.

A solenidade em Alusão ao Dia Internacional da Mulher contou com a presença das mulheres gestoras do Estado do Piauí reafirmando a importância da ação em rede para fortalecer as políticas para as mulheres.

Para conferir a solenidade acesse ao Link: https://www.youtube.com/watch?v=bmaLZBnhWF4