CEPM REALIZARÁ LIVE SOBRE DISCRIMANAÇÃO RACIAL

Na programação do MARÇO MULHER terá a Live na quinta-feira (25), às 19 hs, sobre o tema Discriminação Racial . Para explanar o assunto foi convidada a jovem Dandara Araujo, graduanda de Psicologia na Universidade Estadual do Piauí, feminista, militante LGBTQIAP+, Corpo Livre, feminismo negro, movimento negro, integrante da Liga de Saúde da População Negra para refletir o assunto. A mediação será feita pela Coordenadora de Diversidade da CEPM, Brenda Félix.

A live é em alusão o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial que destaca o importante papel da negritude no enfretamento da violência racial e reafirmar a importância que “Vidas Negras Importam”,. É importante destacar que as mulheres negras são que mais sofrem violências domésticas , morrem por feminicídio, estão desempregadas neste período de pandemia e são as que menos ocupam os espaços de poder. Por isso, é importante pensar estratégias com os movimentos socais , órgãos institucionais e a rede de enfretamento à violência doméstica formas de construir políticas públicas e empoderar as mulheres, sobretudo, as negras.

Lembre-se que você não está sozinha!

Curiosidade : 21 de MARÇO- Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

O dia 21 de março foi escolhido porque em 1960, a polícia em Sharpeville, na África do Sul, abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica contra as “leis de aprovação” do regime apartheid, de segregação racial.

Em 1979, a Assembleia Geral aprovou um programa de atividades para a segunda metade da Década de Ação de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial.

Na ocasião, ficou decidido que todos os Estados-membros organizariam uma semana de eventos sobre o tema.

Em setembro deste ano, a Assembleia Geral reunirá líderes mundiais em Nova Iorque para marcar o 20º aniversário da Declaração de Durban e do seu Programa de Ação.

O encontro terá o tema “Reparações, justiça racial e igualdade para Pessoas de ascendência africana.”