O curso Maria da Penha vai à Escola é Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o programa Maria da Penha vai à Escola procura educar para prevenir e coibir a violência contra a mulher visando promover e divulgar a Lei Maria da Penha nas escolas públicas.
No ano de 2020, a Secretaria Nacional de Mulheres firmou parceria com o TJDFT e agora procura expandir o projeto para outros Estados. Uma das frentes do Programa corresponde aos cursos MPVE e MPVE Abordagem Técnica das Situações de Violência Sexual, que têm como público alvo os profissionais da educação e da rede parceira de enfrentamento à violência doméstica
Neste ano de 2021, os cursos serão realizados remotamente e as inscrições estarão liberadas para profissionais da rede de outros estados. Portanto, convidamos todas as profissionais da educação para participarem e conhecerem as formações.
Importante ressaltar que o Curso MPVE Abordagem Técnica das Situações de Violência Sexual vai tratar de violência sexual e educação, com destaque para as legislações de proteção à criança e ao adolescente. O principal objetivo é a prevenção à violência sexual nas escolas. No entanto, caso aconteça, os profissionais serão instruídos a como identificar, acolher e encaminhar esse tipo de situação no contexto escolar.
As aulas serão ministradas por servidoras, profissionais da área do enfretamento à violência doméstica e partícipes do programa Maria da Penha Vai à Escola. Os cursos têm carga horária de 60 horas e o início está previsto a partir do dia 12 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo site da EAPE, https://www.eape.crteweb.com/ , até 07 de abril.