CEPM: Sobre o Dia Mundial da Saúde

O DIA MUNDIAL DA SAÚDE foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS. Neste ano o alerta é para os cuidados com a pandemia e uma forma de proteger-se a si e as outras pessoas é fazendo o distanciamento social, usando máscara sempre higienize as mãos, porque apesar da vacinação está acontecendo, a pandemia não acabou e ainda tem um número elevado de mortes por covid-19.

A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres , Zenaide Lustosa, destaca a importância de continuarmos fazendo o enfretamento ao covid-19 para reduzir os número de mortes ao tempo que destaca a importância dos profissionais de saúde nesta luta. É importante destacar que ” Os profissionais da saúde estão trabalhando incansavelmente nesta pandemia para salvar vidas e estão gratos por isso. Precisamos fazer a nossa parte neste momento usando mascara, lavando as mãos com frequências e principalmente mantendo o distanciamento social”

Para manter o cuidado com a saúde Lembre-se:

Cuidados com a higiene

Uma dica importante, e que deve ser seguida mesmo em tempos sem pandemia, é a de manter as mãos sempre higienizadas. O ideal é lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos. O álcool em gel também é um importante aliado na hora de evitar o contato com vírus, germes e bactérias. Tenha um frasco sempre por perto em casa, no trabalho e dentro da bolsa que utiliza no dia a dia.

atividades físicas!

A prática regular de atividades físicas faz parte do tratamento de muitas doenças e durante o isolamento social os exercícios são fundamentais para a saúde do corpo e mente . Adapte as práticas que mais lhe agradam para o espaço disponível em sua casa. Vários profissionais da área estão compartilhando dicas sobre c atividades físicas durante a quarentena para contribuir com a pratica de exercícios corretos, mas não deixe de consultar os profissionais da área .

Alimente-se bem!

Muitas pessoas em isolamento social têm relatado que a cozinha anda mais movimentada nesse período de quarentena. Mas isso não deve significar apenas doces e bolos, hein? Siga se alimentando bem e optando por refeições saudáveis e ricas em proteínas e nutrientes. Caso sua equipe médica tenha recomendado refeições hipercalóricas, mude a alimentação . Além disso, não se esqueça de beber muita água para se manter hidratado.

Cuide da sua mente!

Permanecer em isolamento social ou precisar sair de casa em tempos de pandemia podem trazer sentimentos de angústia e ansiedade. Por isso, é importante sempre manter a calma e compartilhar seus sentimentos com as pessoas próximas para que possam se ajudar. Além disso, caso seja possível, siga com sua rotina de trabalho ou estudos em casa, isso ajudará a passar o tempo com mais qualidade durante a quarentena. 

Lembre-se de Cuidar da mente

> Utilize técnicas de relaxamento e respiração 
nos momentos de crise;


> Fale com alguém de confiança sobre o que te deixa preocupado (no caso de preocupações não elaboradas);


> Busque suporte psicológico para questões emocionais.

Para mais informações sobre o dia Mundial da Saúde acesse a nossa página no youtube: Lhttps://youtu.be/u7i8ZATRdjM

 
 

Leia Também