Coordenadora da Mulher participa de Audiência Pública em São João do Arraial

COORDENADORA DA MULHER PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO JOÃO DO ARRAIAL

A coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da audiência pública na câmara de vereadores de São João do Arraial, no último final de semana, em alusão ao Agosto Lilás. Na solenidade tivemos a presença da prefeita Vilma Lima, presidente da câmara dos vereadores, vereadores, secretários municipais, representante dos movimentos sociais, coordenadora municipal de políticas para as mulheres, delegada civil do município de Martins Olímpio e a comissão da mulher advogada e autoridades setoriais.

A abertura do evento teve apresentação da aluna Luana Silva, da Escola Familiar  Agrícola dos Cocais , destacando na poesia os tipos de violência e os canais de assistência às mulheres vítimas de violência.

O presidente da Câmara Professor Paulo destacou que “ o Agosto Lilás é importante para o município para debater os tipos de violência doméstica e projetos que possam fortalecer as mulheres do município de São João do Arraial . Fico muito feliz de ver as autoridades e comunidade empenhada em construir uma realidade em que os homens não protagonizem à violência contra a mulher e é através da educação que vamos conseguir essa mudança para que possamos dizer aqui não tem mais violência contra a mulher.”

Durante o evento tivemos as falas sobre Agosto Lilás da Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Francisca Nascimento, vereadores Mamar, Irmão Jurandir e Joaquim Roberto. Também destacou a importância do trabalho em rede contra a violência à mulher, a psicóloga Alexa Alya, o movimento de mulheres sociais do Esperança Agricultura Centro dos Cocais, Monique Barros, as Mulheres do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Helena Gomes.

Na audiência pública tivemos a palestra Agosto Lilás sendo problematizada pela advogada e presidente da comissão da mulher advogada, Dalva Fernandes, advogada e secretária da mulher da OAB, Adélia Barros, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Francisca Nascimento, Prefeita Vilma Lima e Coordenadora da mulher, Zenaide Lustosa.

“A mulher sofre a violência física, sofre a violência vendo os filhos sendo discriminados quando é negra, sofre uma soma  de violências e para acontecer temos que continuar  trabalhando em rede e junto com a comunidade porque a violência doméstica muitas vezes acontece no ambiente familiar e todos da casa devem estar cientes de como acolher a mulher e prevenir a violência. Esse trabalho é difícil, mas não impossível e é por isso que a CEPM por exemplo desenvolve projeto de autonomia econômica, enfrentamento ao racismo, lgbtfobia e além disso articula a criação do organismo de políticas para as mulheres e articula a rede para que a mulher seja assistida.”, pontua a Coordenadora das Mulheres, Zenaide Lustosa.

A prefeita Vilma Lima destaca que é a terceira audiência pública em prol do enfrentamento à violência contra a mulher e que deseja ver o município sem violência doméstica. “hoje estou feliz de conseguir reunir a sociedade civil e os órgãos governamentais para falar de violência doméstica e principalmente pensarmos juntos as melhores estratégias de emponderar a mulher de São João do Arraial através dos projetos e ações em que as mulheres possam  ter sua autonomia  econômica para não depender de homens, pois muitas deixam de denunciar a violência por dependência financeira do homem. Nós em São João do Arraial estamos batalhando para ter uma delegacia no município e temos um diálogo bom com rede de enfrentamento à violência doméstica e vamos continuar realizando o enfrentamento da violência doméstica o ano todo.”