Ônibus lilás finaliza a terceira rota com mais de 700 atendimentos na comunidade prata, em Altos.

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres- CEPM, finalizou a terceira rota em altos, na comunidade de Prata, assistindo mais de 700 mulheres com os serviços de assistência jurídica, atendimento psicossocial, atendimento médico para mulheres e crianças, vacinação, testagem rápida de Covid-19, Sífilis, Aids e Hepatite.

Na solenidade de Abertura estiveram presentes na solenidade de abertura o prefeito , Maxwell Pires Ferreira, vice prefeito, Cláudio da Cepisa, Secretária Municipal de Saúde, Dra° Maria Teresa, representando a secretária municipal de desenvolvimento social, Maria Alyes esteve presente a Lesli Raquel, vereadores Andréia Amaral, Fabíola Santos, Gerson Fernandes, Diretora da escola  Girlene Carvalho, Diretora Articulação Interinstitucional e Ações Temáticas da CEPM, Lidiane César e a assessora de Comunicação da CEPM, Maria Luísa Mendes, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  Antônio Domingos.

“É um esforço da gestão em trazer trabalhos e projetos de enfrentamento à violência doméstica para a região e aproveitamos queremos agradecer   ao Governo de Estado e a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres o projeto do ônibus lilás por que hoje temos aqui vários serviços contemplando a comunidade prata e as comunidades ao entorno.” pontua o prefeito Maxwell Pires Ferreira.

“ em todos os locais temos mulheres vulneráveis e por isso acredito que é importante acontecer sempre ações do ônibus lilás, pois a comunidade de prata foi selecionada devido à geografia e ser confluência de vários bairros e ter registrado o número de caso de violência e acredito que o acesso aos atendimentos de saúde, atualização do cadastro de programas sociais e palestras de enfrentamento à violência doméstica contribuirá para que as mulheres se fortaleçam quebrando o silêncio da violência e denunciando nos órgãos competentes.” destaca a Secretária Municipal de Saúde, Dra° Maria Teresa

“A equipe que atua no ônibus lilás esclarece dúvidas e passa orientações as moradoras sobre diferentes assuntos, inclusive sobre os direitos garantidos na lei maria da penha A busca inicial geralmente é por questões jurídicas como guarda dos filhos e também procura por psicóloga. Mas em diversos atendimentos, descobrimos na conversa que a mulher sofre algum tipo de violência e que, muita das vezes, nem ela identificou. Acompanhar o emponderamento da mulher através da ação do ônibus lilás fortalece as mulheres vítimas de violência e a rede de enfrentamento à violência doméstica através dos serviço” pontua a representantes do Sindicato dos trabalhadores.

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel de atendimento às mulheres em situação de violência do campo, da floresta e das águas. Foi criado para levar atendimento, orientação, acolhimento e prevenção de violência contra a mulher em localidades como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.