Estudante da Zona Rural de 16 anos é coordenadora de Políticas para as Mulheres por um dia

A coordenadora de Estado de Políticas para as mulheres, Zenaide Lustosa, nesta sexta-feira (15), na sede da CEPM, a jovem Andressa Laís, 16 anos, moradora da zona rural sudeste, ocupou simbolicamente o cargo de Coordenadora de Políticas para as mulheres do Piauí, na ação do projeto Meninas Ocupam, da Plan Intenational. Desde 2012, a organização das Nações Unidas ( ONU) definiu que o dia 11 de Outubro como  o  Dia Internacional das Meninas para que possa dar visibilidade para as demandas das meninas para que possam ter um empoderamento social.

“ hoje recebemos a Andressa que passou o dia sendo coordenadora de políticas par as mulheres. É muito emocionante ter uma jovem que compreenda a importância dos espaços de poder. Essa parceria com a Plan Intenacional contribuirá para fortalecer mais ações em prol de jovens meninas,”comentou, A coordenadora de Políticas para as Mulheres,  Zenaide Lustosa.

Durante o dia, Andressa cumpriu agenda representando a Coordenadora de Mulheres do Estado do Piauí no evento relacionado ao Dia da Mundial da Mulher Rural participando do Webinário “Troca de Saberes entre Mulheres na Agricultura Familiar”, organizado pela Secretaria de Agricultura Familiar, reunião de  acompanhamento das atividades da OPM de Cocal, participação do Webinário” Mulher Rural Piauiense- Itinerário De Luta E Resistência”, organizado pela CEPM, Análise de processo e autorização de pagamento de material de serviços.

“Foi muito importante vim ocupar o espaço da coordenadoria de mulheres, aprendi muitas coisas também como também compartilhei também e tive um troca com mulheres incríveis falando sobre o enfretamento à violência doméstica”, declarou Andressa Láis.

A jovem Andressa Lais também participa do projeto Escola de Liderança para meninas desenvolvida pela Plan International Brasil e colabora em um grupo de meninas rurais com informações sobre o empoderamento econômico e ações de enfretamento à violência doméstica. A coordenadoria disponibilizou para o seu grupo cartazes informativos da Campanha Ei mermã, você não está sozinha, para que os serviços de acolhimento das mulheres vítimas de violência sejam ampliados entre meninas e adolescentes da zona rural da capital.

 “Hoje  objetivo da ação foi despertar a atenção para os direitos das meninas, proporcionando a nossa jovem Andressa conhecer a rotina das mulheres que trabalham em prol da garantia dos direitos da mulher contribuindo para a diminuição da discriminação de gênero”, comentou  a Coordenadora de Mulheres,  Zenaide Lustosa. Atualmente, o movimento de ocupação de cargos se espalha por 72 países. No Brasil, a Plan funciona em Teresina, São Paulo, Bahia e no Maranhão.

 
 

Leia Também