Ônibus Lilás oferece serviços de enfretamento à violência doméstica, em Nazaré do Piauí

A 6° Rota do Ônibus Lilás finalizou no Município de Nazaré do Piauí, na comunidade marmelada, na escola Jose Viera da Costa, oferecendo os serviços de atendimento da saúde da Mulher, jurídico, psicossocial e palestra de enfrentamento à violência doméstica. Foi beneficiada as Mulheres da comunidade , Malhada Grande, Enseada, Melancias e Algodões.

Foram realizados 45 atendimentos no posto de saúde, conversas sobre os direitos da mulher com a delegada Amanda Estevan, 25 atualizações cadastrais do bolsa família.

Na solenidade esteve presente o prefeito Nonato, secretária de assistência social, Gracileia Oliveira, assistente social, Josiram Aguiar, representante do coletivo Renata, Tina Ribeiro, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Viviana Cavalcante, delgada regional ds Floriano, Amanda Estevan, Diretora Interinstitucional e Ações Temáticas, Lidiane César, Coordenadora da Casa Abrigo Mulher Viva , Ana Cleide e equipe da cepm.

” Receber o ônibus lilás na comunidade marmelada é de extrema importância para o município tendo em vista que junto com a comunidade e os órgãos governamentais iremos fortalecer para quebrar todos os ciclos de violência doméstica. Hoje estamos trazendo serviços da saúde à palestra e conversa com a nossa delegada regional para informar como podemos juntos continuar enfrentando à violência doméstica. Esse momento só é possível devido as parcerias e principalmente as mulheres serem protagonistas das suas vidas” pontuou , Josiran Aguiar , Assistente Social do Creas .

“Estamos na Terra de Esperança Garcia, Terra de Renata Costa, e estamos aqui também gritando por justiça e dizer que essa ação vai contribuir para fortalecer as mulheres da região no enfretamento à violência doméstica. Renata lutou bravamente até os seus últimos dias e nós mulheres aqui no município também iremos lutar para que nenhuma mulher morra por violência doméstica. Precisamos mudar a nossa cultura e vamos mudar com muita luta e informações”, declarou Tina Ribeiro, representante do Coletivo Renata Costa.

” Essa nossa conquista do ônibus lilás chega até as mulheres agriculturas de Nazaré do Piauí e sabemos que esses serviços oferecidos pelo ônibus lilás vai contribuir para a mulher perceber que não está sozinha e que juntas somos mais fortes e queremos que essa ação se multiplique mais e mais ” declarou a Vice-presidente do Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais , Viviana Cavalcante.

” a nossa delegacia é responsável por atender as demandas de Nazaré do Piauí e essa ação é de extrema importância para aproximar a rede e fortalece o combate a violência doméstica. Ônibus Lilás trás a delegacia e os serviços para perto da população o que vai contribuir para a mulher ter coragem para realizar uma denuncia de violência doméstica. Quando uma mulher está fortalecida ela consegue chegar na delegacia e fazer o seu b.o estamos 24 horas disponíveis para assistir as mulheres vitimas de violência. ” Delegada Regional , Amanda Estevan