Coordenadoria da Mulher lança campanha 16 Dias de Ativismo- Ei mermã, nem mais um minuto de silêncio, no Piauí.

Nesta Terça-feira (16) foi realizado o lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo- Ei merma, nem mais um minuto de silêncio, que visa o enfretamento da violência contra a mulher. Durante o evento foi assinado o Termo da Casa Mulher Brasileira que será construída em Teresina, Picos e São Raimundo Nonato pelas autoridades.

Na solenidade estiveram presente a vice-governadora, em exercício,  Regina Sousa, o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa,  Deputada Federal, Rejane Dias, Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Karla Berger, Secretário da Fazenda e coordenador do  ProPiaupí, Rafael Fonteneles, vereadora Euzuila Calisto,  Juiz Auxiliar da Presidência do TJPI, Rodrigo Tollentino, Defensores públicos, Erisvaldo Maques e Carla Yáscar, prefeita de SRN, Carmelita Castro, Coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de violência doméstica  e Familiar (NUPEVID),Maria do Amparo, representando a sociedade civil a presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, Tatiane Seixas e autoridades de órgãos setoriais e contribuem com o combate da violência doméstica.

A Vice- governadora, em exercício, Regina Sousa, destacou a importância do combate à violência doméstica ser realizada de forma integrada os órgãos, movimentos sociais” a mulher quando chega na delegacia também pode sofrer outras violência na hora de relatar, por isso vamos colocar mais psicólogas e assistentes sociais nas delegacias para acompanha as mulheres principalmente as audiências. Esse acompanhamento das mulheres vai permitir que a mulher consiga quebrar o ciclo de violência O enfrentamento à violência é uma questão da sociedade e precisamos não desistir nunca”

A coordenadora de estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, pontua que é mais uma vez damos destaque a importância de divulgar e ampliar os canais de atendimento para que possamos sair do ciclo de violência. A nossa caminhada é longa e as conquistas elas vêm, por exemplo, teremos psicólogas e assistentes sociais para as DEAMs de Teresina que vão humanizar o atendimento às mulheres. Em relação a Casa da Mulher Brasileira estamos dialogando com a Rede e os Município para definir como se dará todo o processo de funcionamento dos serviços que serão disponibilizados para que as mulheres sejam melhor assistidas.”

A Deputada Federal, Rejane Dias, colocou-se à disposição para continuar contribuindo para o enfrentamento da violência doméstica.  “temos que juntar esforços para garantir que mulheres e crianças que buscarem atendimento na casa da mulher brasileira sejam atendidas com o melhor serviços para que quebre o ciclo da violência doméstica.

” é importante que as mulheres não somente merecem de serem respeitadas porque tem que lembrar da mãe, da filha, tem que lembrar da irmã, pois mulheres precisam ser respeitadas e protegidas porque são gente e como representante dos movimentos sociais  quero destacar que devemos pensar políticas para as mulheres porque elas são mulheres antes mesmo de serem mães, tias, irmãs ou avós porque nós não merecemos receber salários menores, morrer porque não quer está em um relacionamento. Queremos andar pelas ruas sozinhas e precisamos acabar com números crescentes de violência através de um trabalho em conjunto” declarou a presidente do Conselho de Direito das Mulheres, Tatiane Seixas.

A ação 16 Dias de Ativismo, acontece entre 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a 10 de dezembro, Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos . Ao longo deste período, a CEPM destacará o processo de invisibilização e violência que as mulheres e meninas têm enfrentado antes e durante a pandemia da COVID 19 ao tempo que realizará palestras, blitz e informará sobre os Direitos assegurados na Lei Maria da Penha.