Coordenadoria da Mulher lançou Ferramenta VAMOS!, em Teresina

A coordenadoria de Estado de Políticas para as mulheres- CEPM lançou o Projeto VAMOS! e campanha do Laço Branco na última segunda-feira (06), no auditório da seadprev. A ferramenta VAMOS! é uma parceria com o Banco Mundial, que cria um guia de reflexões para homens e mulheres para poderem criarem estratégias de enfrentamento à violência contra as mulheres.

O objetivo do projeto VAMOS! é promover de forma interativa reflexões que contribuem para o empoderamento da mulher e redução da violência doméstica. “As raízes da violência contra a mulher encontra-se na cultura e precisamos mudar isso através da educação, por isso, a ferramenta vamos permitirá que homens e mulheres possam ser capacitados e multiplicadores de informações em que as mulheres são protagonistas da sua vida” declara a Coordenadora de Estado de Políticas para as mulheres, Zenaide Lustosa.

“ Faz tempo que criamos estratégias de enfrentamento à violência doméstica e nesse momento precisamos intensificar ainda mais  forças para emponderar as mulheres e reduzir a violência contra a mulher  que é o nosso maior desafio.  Temos instrumentos para coibir a violência como Aplicativo Salve Maria, Delegacias Especializas, mas ainda não tão eficazes porque precisamos que todos se comprometam nessa luta. Essa ferramenta Vamos de formação vai contribuir para mudança da cultura nos espaços e isso é um grande passo porque uma pessoa vai sendo multiplicadora de boas práticas em que reflete a questão do gênero. A não violência contra as mulheres começa nas escolas e nos espaços de formação.” Declara a vice- governadora, Regina Sousa.

Durante o evento de lançamento da Ferramenta Vamos e Campanha do Laço Branco foi assinado o acordo de Cooperação pela Vice Govenadora, Regina Sousa, Coordenadora de Estado de Políticas para as mulheres, Zenaide Lustosa, representante da Polícia Militar, coronel Avelar . Estiveram também presentes a Coordenadora do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, representante da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Marcela Portela, as facilitadoras da ferramenta Vamos, a professora Doutora Ana Lobato e a Doutora Claudia.

“ o projeto vai capacitar homens e mulheres do estado do Piauí , beneficiando mais de 500 pessoas da sociedade civil e servidoras e servidores públicos. Essa ferramenta busca de forma temática discutir as relações de poder e gênero na sociedade o que permitirá que cada participante da oficina torne-se um multiplicador de boas práticas e principalmente de informações que contribuem para o enfrentamento da violência doméstica” pontua, a Coordenadora de Estado de Políticas para as mulheres, Zenaide Lustosa.

As Oficinas Da Ferramenta Vamos! estão acontecendo na Escola De Governo até o 17 De Dezembro de 2021, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Para Participar é preciso ter um perfil multiplicador, acionar os órgãos (SSP, SASC, SESAPI, SEDUC) que assinaram o termo de cooperação do Projeto ou encaminhar o email para cepmpi.mulheres@cepm.pi.gov.br