O mês de janeiro é dedicado a campanha Janeiro Branco que leva a conscientização da saúde mental e prevenção do adoecimento emocional da humanidade. A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2013, fruto de uma ideia que psicólogos de Uberlândia (Minas Gerais), tiveram ao se inspirar na Campanha Outubro Rosa. Contudo, a Janeiro Branco tem objetivos diferentes e seu foco está voltado para o bem-estar emocional.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (OMS), as taxas de suicídio ocorrido mundialmente por sintomas de ansiedade e depressão não param de crescer. Sendo assim, o propósito era fazer com que todos começassem a dar atenção a Saúde Mental, como priorizar o equilíbrio emocional, a qualidade de seus relacionamentos e se questionarem: “eu realmente sou feliz assim?”, sempre procurando maneiras de manter a mente saudável.
Portanto, o Janeiro Branco é uma medida preventiva que busca auxiliar a recuperação de pessoas antes que elas adoeçam e pensem em se suicidar. Planejar ações estratégicas e orientar é o ponto principal do Janeiro Branco. Que tal abraçar a causa e ajudar a todos que precisam? Basta compartilhar esse artigo em suas redes sociais.
Alguém próximo a você pode estar precisando de um conselho, uma demonstração de afeto ou até mesmo uma palavra de apoio. Lembre-se que doenças como depressão e ansiedade podem estar presentes em qualquer lugar e tornar qualquer um refém, devastando as pessoas aos poucos e as destruindo por dentro. Infelizmente, muitas vezes nem suspeitamos que aquele amigo ou familiar próximo possa estar passando por isso, a pessoa pode distribuir sorrisos, mas estar interiormente adoecida.
.De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres, sobretudo, as mulheres negras são as mais afetadas emocionalmente pela pandemia. O isolamento social afastou as mulheres de seus compromissos profissionais, sociais e afetivos. Os sintomas mais comuns são estresse, ansiedade, cansaço, desânimo e tristeza. Além disso, elas também sofreram com a sobrecarga de trabalhos domésticos durante esse período.
Estar mentalmente saudável é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, consegue lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.
Sintomas que indicam um adoecimento de saúde mental:
– Cansaço mental;
– Estresse;
– Falta de concentração;
– Ansiedade;
– Crises de pânico;
– Gastrite ou úlcera;
– Desânimo;
– Perda ou ganho de peso.
Ao identificar esses sintomas, o ideal é buscar terapia para identificar e lidar com as emoções que podem afetar a saúde como um todo. Conversar com amigos e família sobre sentimentos e emoções, é importante para um diálogo aberto sobre o assunto e descontruir ideias que se tem sobre o tema de saúde mental.
Quem cuida da mente, cuida da vida!