A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho realiza a Semana da Visibilidade Trans com assuntos que vão desde autonomia econômica através de capacitações ao enfrentamento à violência contra a mulher travesti e transexuais. As ações acontecem do dia 24 à 29 de Janeiro- Dia Nacional da Visibilidade Trans.
O objetivo da Semana da Visibilidade Trans é aumentar a conscientização sobre a letra T da sigla LGBTQIA+, que representa as pessoas travestis, transexuais e transgêneras, ou seja, promover reflexões sobre a cidadania das pessoas travestis, transexuais ( mulheres trans) e não-binárias (que não se reconhecem nem como homens nem como mulheres).
É importante destacar que a transfobia (aversão ou discriminação contra a população trans) é uma realidade que mata cotidianamente mulheres Travestis e Transexuais no Piauí , que leva as pessoas trans a abandonarem os estudos e enfrentarem dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Além do próprio risco de vida.
A CEPM terá duas atuações através da Coordenadoria de Diversidade da CEPM, na Semana da Visibilidade Trans, na segunda-feira (24) será realizado a live “Visibilidade Trans”, às 9h, via insta. Para dialogar convidamos a Secretária Executiva do Centro de Referência LGBTIQA+, Maria Laura dos Reis. A mediação será feira pela coordenadora de diversidade da CEPM. Na terça-feira(25) acontecerá na sede da CEPM, Av. Petrônio Portela-n°1900, às 9h, a roda de conversa sobre: O Empoderamento das Mulheres Trans, com o grupo de Convivência de Mulheres Travestis e Transexuais.
Confira a programação completa: