A campanha intitulada ‘Quanto mais muié, mió’ será lançada nesta terça-feira (15) com transmissão virtual
Com o intuito de fortalecer a participação de mulheres nas Escolas Família Agrícola (EFAs) do Piauí, a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF/PI) lança, nesta terça-feira (15), a campanha “Quanto Mais Muié, Mió!”. O evento ocorrerá às 18h de modo virtual, com o intuito de reduzir os índices da COVID-19. A transmissão ao vivo será pelo canal do YouTube da SAF/PI em parceria com a Ubiqua. A campanha tem o apoio do Projeto Viva o Semiárido, financiado pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola).
A campanha terá um caráter informativo, propondo um debate sobre o protagonismo das mulheres no ensino técnico agropecuário. A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, conta que a campanha surgiu a partir da observação de um contexto escolar marcado pela baixa participação de mulheres nas escolas agrícolas.
“As mulheres já desempenham um papel fundamental na agricultura familiar. Sempre foram muito participativas e têm atuação decisiva na vida das comunidades rurais. No entanto, ainda existem muitas barreiras a serem vencidas, uma delas é a participação das mulheres no ensino técnico, para que elas possam colocar em prática em suas comunidades novos aprendizados em agroecologia, manejo animal, agricultura e agroindustrialização”, explica a gestora.
A iniciativa contará ainda com a Busca Ativa, que é a visita em campo das equipes regionais do Projeto Viva o Semiárido (PVSA) em busca de novas matrículas de jovens mulheres com interesse em estudar em escolas agrícolas.
“Ao longo do ano, teremos encontros que vão abordar as questões de gênero, a jornada de trabalho das mulheres e os desafios para garantir uma educação igualitária e cidadã. Neste primeiro momento, o foco será ampliar o acesso à educação técnica, já que estamos em período de matrículas”, conclui Patrícia.
Na programação do lançamento, serão convidadas algumas mulheres egressas de Escolas Agrícolas (EFAs), que poderão compartilhar suas histórias e a importância do conhecimento técnico em suas comunidades rurais. A conferência magna será ministrada pela consultora de gênero do FIDA, Conceição Dantas. Além disso, participarão autoridades da SAF, representantes de movimentos sociais, e outros convidados parceiros, como AEFAPI, SEDUC e FUNDED.