Coordenadoria da Mulher realizará encontro de gestoras das OPMs

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) realizará, no dia 28 de março, o Encontro Estadual do Organismo de Políticas para as Mulheres: Mecanismo de Atuação junto à Rede de Atendimento e Enfrentamento à violência contra mulheres, na sede da instituição (Av. Petrônio Portela, n° 1900, bairro Aeroporto), das 8h às 12h.

Os Organismos de Políticas para as Mulheres são os órgãos executores da gestão de políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a igualdade e incorporar as mulheres como sujeitos políticos. Integram a estrutura administrativa do poder executivo das esferas governamentais federal, distrital, estadual e municipal. Eles têm por responsabilidade articular, elaborar, coordenar, organizar e implementar as políticas públicas para as mulheres nos municípios e nos estados.

A institucionalização dos OPM deve considerar as demandas sociais e políticas das mulheres nas mais variadas áreas, tais como educação, trabalho, saúde, enfrentamento à violência, participação política, segurança pública e desenvolvimento econômico, sempre respeitando a diversidade das mulheres.

Atualmente o Piauí possui 21 municípios com Organismos de Políticas para as Mulheres  (Alto Longá, Bom Jesus, Campo Maior, Caxingó, , Cocal, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Guadalupe, José de Freitas, Luís Correia, Marcos Parente, Oeiras, Palmeirais, Pedro II, Picos, Queimada Nova, São João do Arraial, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Sussuapara e Teresina). Vinte e seis municípios estão em fase de análise e planejamento para a criação de OPMs e 100 em processo de articulação. A criação das OPMs ocorre em parceria com as prefeituras, as Câmaras Municipais e os Conselhos Municipais de Defesa de Direito das Mulheres.

A CEPM realiza a articulação, a fomentação e o fortalecimento das OPMs com kits de informática, mobiliário, além de realizar capacitações por meio do Fórum Estadual de Gestoras e encontros estaduais de capacitação para as equipes dos OPMs, que já estão criadas, como também para as que estão em fase de criação.

“Trata-se do I Encontro de OPMs de forma presencial, no qual as gestoras de políticas para as mulheres do Piauí irão se encontrar com a rede de atendimento e enfrentamento às mulheres vítimas de violência e poderão pontuar o papel da OPM dentro da rede, além de mostrar a realidade dos municípios e como podemos fortalecer a política de gênero a nível municipal” destaca a diretora de planejamento e gestão da CEPM, Ellen Costa.

 
 

Leia Também