A coordenadoria da mulher exibiu o filme Curica, do cineasta Thiago Furtado, no bairro Santa Maria da Codipi, espaço CÉU. O filme aborda memórias de Mulheres vítimas de violência de trabalho doméstico infantil e/ou trabalho análogo à escravidão.
O debate foi realizado pelo Psicólogo da Superintendência de DH, Jaelton Cardoso, o Coordenador de Enfrentamento ao trabalho escravo, Pedro, a representante do Movimento Nacional por luta por moradia, Anisia, Procuradora do Ministério Público do Trabalho – Coordenação de Promoção a Igualdade, Dr.jeane. A medição foi realizada pela Diretora Interinstitucional e Ações Temáticas da CEPM, Lidiane César e a Coordenadora de Autonomia Econômica da CEPM, Jessica Ellen.
“Parabenizo a Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres por conseguir, de forma clara e acessível, lembrar a sociedade da importância do trabalho doméstico e da necessidade, mais que urgente, de erradicarmos as situações de trabalho escravo doméstico. O filme Curica, do cineasta Thiago Furtado, apresentado no Cine Mulher, retrata com precisão situações concretas de trabalho escravo doméstico que continuam presentes em nossos lares” pontuou a Procuradora do Trabalho, Dra. jeane Araújo Colares.
O filme Curicas, é uma leitura audiovisual das memórias de cinco mulheres vítimas de trabalho doméstico infantil e/ou trabalho análogo à escravidão, em paralelo à história da carta de Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí.