Coordenadoria da Mulher realiza corrida contra o Feminicídio na Ponte Estaiada

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, realizou a Corrida Contra o Feminicídio , na ponte Estaiada. Essa ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar do Piauí, Fundação dos Esportes – FUNDESPI, Águas de Teresina, movimentos sociais e clubes de corrida feminino (F3 assessoria, 4mov, Therunners, Zona3 e caçadores de trilhas). Participaram da ação 100 atletas e mulheres da sociedade civil, fazendo um trajeto de 2 kM, 4Km, na Av. Raul Lopes.
Durante a ação foi realizada a roda de acolhimento e divulgação das informações sobre a Lei Maria da Penha e como acessar a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica. A corrida contra o feminicídio finaliza a semana de atividades da campanha “Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio!”, que realizou diálogos com a sociedade sobre: O papel dos Centros de Referência na prevenção ao feminicídio, ciclo de violência e feminicídio, Judiciário e diagnósticos de feminicídio. O objetivo desse momento foi conscientizar acerca do direito à vida da mulher em segurança.
A coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da corrida e pontou “estamos nessa corrida de rua em vários sentidos de chegar em uma reta final que não tenha mais violência contra a mulher, contra o machismo. É uma sociedade patriarcal que mata as mulheres, e hoje é a sociedade e Estado juntos nessa caminhada para contribuir no enfrentamento à violência doméstica. Não podemos silenciar a violência doméstica. Ei mermã, no enfrentamento à violência é importante para mostrar a sociedade a importância de combater a volência contra a Mulher.”
A delegada de Polícia Civil, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, Bruna Fontenele “momento importante de conscientização junto com a sociedade de trazer a pauta para o cotidiano. O feminicídio não pode ser algo comum e nem tolerado. A cada dia precisamos de mais pessoas comprometidas com o enfrentamento à violência contra a mulher. Essa causa é muito importante e esse momento de integração de segurança, Coordenadoria da Mulher e sociedade fortalecem às mulheres”

A professora e ultra  Maratonista Socorro Alencar que participou de corridas como Ultradesafio Delta do Parnaíba (50km),Ultradesafio Sete Cidades(53 km), Desafio Lira Ecoparque,  Meia Maratona do RJe  BR 135, destacou que “Participar desse momento é um privilégio, pois as mulheres que não estão sofrendo violência podem ser também porta voz das mulheres que estão sofrendo violência. Precisamos falar de feminicídio, de violência doméstica e pensar juntas maneiras de combater. O esporte traz dignidade e essa corrida é mais um momento de integração das mulheres e que juntas podem sentir a dignidade e o direito à vida.

A psicóloga, Rejane Mendes faz parte do coletivo de Mulheres Generosa- Rede de Apoio Mulheres do campo, em Palmeiras, participou da corrida representando as mulheres do município e destacou que o esporte para muitas mulheres é o começo de uma nova vida.‘ Nós mulheres que não estamos em Teresina, precisamos está fortalecidas trocando informações de enfrentamento à violência contra a mulher para que ninguém silencie alguma violência. O ciclo de violência muitas vezes não é percebido e nosso coletivo tenta todos os dias dar assistência jurídica e psicológica para encorajar essas mulheres para fazer parte da rede de proteção.
Durante o evento da corrida teve comemoração do aniversário da corredora Luciana Saraiva,“acredito que temos várias maneiras de chamar atenção para a pauta e essa é a maneira que encontramos de juntas corremos contra o feminicídio. Comemorar o aniversário na corrida é uma forma de dizer basta de feminicído e violência doméstica”.
A Coordenadoria da Mulher visa através do esporte ampliar a divulgação da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica, que as mulheres não silencie nenhum tipo de violência e tenham coragem de romper o ciclo da violência contra a mulher.