Coordenadoria da Mulher realiza palestra para as servidoras do estado sobre Outubro Rosa.

A coordenadoria Estadual de Políticas paras as Mulheres- CEPM realizou a palestra Outubro Rosa, com a palestrante médica mastologista, Dra Gina Zorina, formada pela Universidade Federal do Piauí /Residência médica em Cirurgia Geral Oncológica no Hospital Mario Kroeff (Rj), Especialização em Ginecologia na Santa Casa de Misericórdia (RJ), Oncoplástica no Hospital de Câncer em Barretos, Oncoplástica em Strasbourg-França. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Piauí.

Durante a palestra foi apresentado informações deste a prevenção ao tratamento do câncer de mama. Além disso, a médica fez um reflexão dos impactos posítivos da realização do autoexame e mamografia ser realizado anualmente, embora seja recomendado após os 40 anos de idade e ser feito de dois em dois anos.

A Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou ” A coordenadoria tem esse papel também de pensar a saúde da mulher como um todo e principalmente nesse mês de outubro destacar a questão do câncer de mama para que as mulheres sinta-se avontade de buscar ajuda médica cotidianamente para previniar a doença. Nesse mês realizamos ações desentralizada em teresina e junto com os Organismos de Políticas para as Mulheres nos municípios foi realizado ações locais destacando a pauta”

A médica Dra Gina Zorina,durante sua fala destacou imagens de mulheres que demoraram buscar ajuda médica por medo e vergonha ” as mulheres ainda tem vergonha de buscar ajuda para a prevenção do câncer de mama, principalmente as mais vulneráveis e que estão nas zonas mais afastadas, por isso acho importante momento como esse porque a informação se amplia na nossa rede de contato. Hoje conversando com as servidoras escutei dúvidas e mitos sobre a doença e é nosso papel enquanto profissional explicar e desmitificar os mitos. É conversando que sensibilizamos as mulheres ao nosso entorno.”