Ônibus Lilás foi realizado no município de Guaribas

A coordenadoria Estadual de Políticas para as mulheres- CEPM, em Guaribas, realizou  ação do  Ônibus Lilás e reunião do Projeto Teia de Direito.  A ação  de prevenção à violência doméstica beneficiou a comunidade cajueiro,  Tamburi, Queimada do Angico, Água Brava, Capim, Barreiro e a segunda articulou a Rede de Atendimento as mulheres em situação de violência doméstica.

Durante a ação do Ônibus Lilás esteve presente a assistente social do CRAS , Joara Evangelista, destacou a importância da informação para romper o ciclo de violência . ” Receber a equipe do Governo no nosso município permite que as nossas mulheres possam tirar as dúvidas com relação aos tipos de violência que existe e como podem proceder. Durante a palestra vimos as mulheres perguntarem e relatarem situações de violência que não era física, mas que não sabiam que era violência e por isso a chegada do Ônibus Lilás fortalece as nossas mulheres. Além disso, a comunidade está aproveitando para ter acesso aos nossos serviços de CRAS, CREAS, emissão de documentos e agendamentos de consultas”

A vereadora Pedrina, declarou , que a mulher todo tempo precisa provar que tem conhecimento para ocupar o cargo de poder ” Nós mulheres é o tempo todo questionada e quando articulamos com  prefeitura, coordenadoria de mulheres, comunidade , vereadores as pautas das mulheres temos mais forças para pensar políticas para as mulheres. Hoje, nosso município com o Ônibus Lilás plantou uma sementinha em cada mulher para não deixar a violência acontecer com ela e nem com as mulheres da nossa cidade”

A moradora do povoado cajueiro, Dona Iraci Lopes, de 57 anos, declarou que a forma que tinha escutado as informações sobre violência contra a mulher  ainda não tinha percebido que algumas coisas que viveu se encaixou nas explicações. ” atualmente não vivo nenhuma violência doméstica, mas já vivenciei situações de julgamentos explicados na palestra. Hoje trouxe a minha filha também para escutar as informações sobre violência para que ela não passe por nenhuma delas. Eu acho sempre importante aprender se defender da violência. Essa ação pra mim está sendo muito importante, porque nós mulheres temos direitos é apenas o que queremos que sejam respeitados.”

A ação do Ônibus Lilás permite que as mulheres possam se escutas e acolhidas pela Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência no município e no estado através das políticas de proteção à mulher.