A Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí- SEMPI, durante o mês de fevereiro, está realizando os cursos de capacitação do projeto Elas Empreendem nos municípios de Altos, José de Freitas e União. O objetivo é permitir que as mulheres possam qualificar-se na áreas de empreendedorismo principalmente, digital para que possam ter uma renda e consequentemente autonomia econômica.
A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, pontua “ que a primeira etapa do projeto começou em Teresina e mais de 100 mulheres foram capacitadas e já estão em processo de inserção do mercado de trabalho . Além de capacitar temos o Piauí Fomento que disponibiliza a linha de crédito para que essas mulheres poderem ter uma fonte inicial de renda e iniciar o seu próprio negócio, construindo assim uma autonomia econômica “
A assessora técnica e assistente social da SEMPI, Carla Sandra, destaca “Estamos seguindo o planejamento de levar os cursos de autonomia econômica e financeira para os sete territórios de desenvolvimento sustentável do Estado do Piauí que são: Entre Rios, Chapada do Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Guaribas, Chapada das Mangabeiras, Serra da Capivara, Vale do Rio Canindé e Planície Litorânea, sobretudo, mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. Por isso, que é de suma relevância esse projeto, pois qualifica essas mulheres para o empreendimento feminino, gerando renda, autonomia financeira, promovendo a igualdade de gênero no mercado de trabalho, gerando liberdade financeira, bem- estar, empoderamento, autoestima e espírito de comunidade entres elas, troca de vivências, experiências e aprendizados.”
No município de Altos, União e José de Freitas as mulheres tiveram oficinas sobre Como Agir de Maneira Empreendedora, Modelagem de Negócios, utilizando o CANVAS, Plano de Negócio e Como Aumentar as Vendas. A visitadora e estudante de assistência social que está participando do curso, Meira Vieira dos Santos, pontua que as informações aprendidas nas primeiras oficinas estam fazendo repensar o seu trabalho com vendas por entender a importância de está atuando de forma digital. “Para mim uma experiência muito boa pela sensação de poder empreender com sucesso. Sabemos que trabalhar com o empreendedorismo é uma jornada que requer sabedoria e habilidades especiais. Diante de todas as dificuldades que encontramos no dia a dia, uma bela lição de convivência e confiança.”
A assessora técnica e administradora da SEMPI, Luciana Nahmias , destaca que “ O Programa Ei Mermã, Elas Empreendem está contribuindo para o fomento e autonomia econômica e financeira das mulheres no Piauí. Durante os cursos percebemos que mesmo com as dificuldades de descolar para os espaços de formação elas não faltam e estas dificuldades estão relacionadas muitas vezes ao acúmulo de funções, pois muitas destas mulheres fazem os trabalhos domésticas e ainda são as provedoras financeiras da família. Essa formação fortalece essas mulheres em especial, as que se encontrarem em situação de violência para não terem dependência financeira do cônjuge.