A Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí-SEMPI conduziu a primeira etapa da reunião da criação do Protocolo Estadual de Atendimento à Violência Contra as Mulheres juntamente com a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica. O objetivo é criar um fluxo de atendimento transversal e integrado de atendimento às mulheres vítimas de violência para que qualquer pessoa em espaços públicos ou privados possam solicitar ajuda de forma eficaz.
Nesse sentido, o protocolo vai apresentar procedimentos necessários ao atendimento à mulher vítima de violência e direcionar os encaminhamentos de atendimentos especializados da Rede de Atendimento as Mulheres em Situação de Violêncio . Esse procedimento se faz necessário para evitar a revitimização destas mulheres vítimas de violência e, acima de tudo, oferecer o atendimento humanizado e integral , além de construir provas concretas e científicas no processo de atendimento para que seus agressos sejam punidos de forma rápida e eficaz.
A criação do protocolo aconterá através do Grupo de Trabalho com a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres tendo como base a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006). Nesse sentido, o protocolo terá informações específicas sobre como requerer medidas protetivas de urgências, onde buscar ajuda, medidas que deve adotar imediamente após a violência sofrida, seus direitos garantidos por lei dentre outras especificidades de ações que contribua para assistência humizada da vítima.