A secretária das mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa e o Governador Rafael Fonteles entregou o kit Diginidade Menstrual para a moradora da comunidade vale da Esperança, a Karla Karine Fernandes Lima, que faz parte da direção política do assentamento e o setor de gênero do MST-PI.
O projeto Dignidade Menstrual consiste na distribuição gratuitas de absorventes, para mulheres em situação de vulnerabilidade social, no Estado do Piauí, promovendo a inclusão social, a saúde e o bem- estar. Serão beneficiadas 5.000 mulheres durante o projeto.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o acesso à higiene menstrual é reconhecido como uma questão de saúde pública e, fundamentalmente, de direitos humanos. A população mais exposta a essa realidade são pessoas em situação de rua, carcerárias, com índices extremos de vulnerabilidade social e econômica.
A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou ” Que as meninas e mulheres mais vulveráveis deixam a escola por não terem acesso a saúde íntima e na escolas muitas deixam de ir a escola por não terem um absorvente. A secretária de educação já distribui absorventes nas escolas públicas e o que estamos fazendo é ampliando ainda mais o projeto para chegar nas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade”.