Secretária da mulher participa da solenidade de posse da Defensora Pública Geral do Piauí para o Biênio 2023/2025

Na presença de mais de 500 pessoas entre representantes da sociedade civil, Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores, estagiárias  e estagiários da Defensoria Pública,  autoridades no âmbito Judiciário, Municipal, Estadual e  Nacional entre as quais o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, Secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, a Defensora Pública Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior tomou posse, nesta quinta-feira (30), como Defensora Pública Geral do Estado do Piauí para o Biênio 2023/2025, em solenidade realizada no Theatro 4 de Setembro, em Teresina.

Carla Yáscar Belchior é a quarta mulher a estar à frente da Defensoria Pública do Piauí. A nova Defensora Pública Geral  foi Subdefensora Pública Geral do Piauí durante os dois mandatos do Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis à frente da Instituição, tendo exercido relevante papel no trabalho desenvolvido para o fortalecimento da Defensoria em todo o Piauí.

O Defensor Público, Erisvaldo Marques , que deixa Gestãoda Instituição, ressaltou os avanços alcançados durante os seus dois mandatos. “Nos últimos quatro anos em que tive a honra de gerir  a Defensoria Pública o nosso empenho foi no sentido de fortalecer  ainda mais a Instituição. Fizemos o melhor  dentro das condições ofertadas  do ponto de vista orçamentário e financeiro. Grande parte das metas e compromissos foi cumprida, especialmente a ampliação do atendimento ao público em maior situação de vulnerabilidade, assim como a governança pública e a modernização da Defensoria. Melhoramos a estrutura física da Instituição, a exemplo do edifício-sede em Teresina , também foram feitas várias ações  voltadas para a educação em direitos, destacando a ampliação dos nossos projetos de 3 para 25, muitos dos quais destinados a aprimorar o atendimento ao nosso público-alvo, já que o objetivo maior da Defensoria é a promoção e efetivação dos direitos humanos. Por fim lembro a fala de Nelson Mandela que aqui dedico em especial para as defensoras, os Defensores, e todas e todos todos que fazem essa belíssima Instituição que transforma realidades: ‘devemos promover a coragem onde há o medo, devemos promover o acordo onde existe o conflito e inspirar a esperança onde há desespero’. Deixo aqui a todos e todas o meu muito obrigado”, ressaltou.

A agora Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior fez uma fala emocionada e emocionante, destacando o compromisso com a Defensoria Pública e principalmente com toda a população por ela atendida.

“A escolha do Governador não se resumiu a mim, mas representou o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído a diversas mãos,  que organizou a Defensoria, implantou e vem consolidando a autonomia financeira, orçamentária e administrativa da Instituição nos últimos 8 anos; que fomentou e fortaleceu projetos que atendem tantas pessoas  em situação de vulnerabilidade; que aproximou a Defensoria da população e dos movimentos sociais, ampliando significativamente o alcance de nossas ações. Seguiremos o trabalho que vem sendo tão bem construído, e para isso iremos fortalecer o diálogo no âmbito  interno da Instituição, assim como  e com as demais instituições e poderes, buscando aprimorar as parcerias, estimulando também a capacitação da nossa equipe e, expandindo, de forma responsável, nossos serviços em todo o Piauí. A perspectiva de gênero deve permear nossa Gestão, é muito difícil ser mulher nos espaços de poder, mas desistir nunca esteve e nem estará nos nossos planos. Acredito na equipe de Gestão com a qual trabalharei, representamos toda a Instituição, e é a força de todos nós que honrará a confiança depositada no nosso trabalho na Defensoria Pública do Piauí”, afirmou.

O Governador Rafael Fonteles reafirmou a segurança em ter feito a escolha do nome de Carla Yáscar Belchior para gerir a Defensoria Pública. “Não tenho dúvidas que Carla Yáscar continuará realizando um grande trabalho nesta Instituição, que é forte parceira do Executivo na defesa das pessoas de baixa renda. Sabemos que a Defensoria precisa se expandir e chegar a todos os municípios para alcançar cada vez mais a nossa população e acredito que a nova Gestão que inicia cumprirá de forma eficaz o seu papel”, ressaltou o Governador do Piauí.