Marcha Contra a Misoginia e Feminicídio já teve mais de 800 inscrições só em Teresina

Evento ocorrerá em 26 municípios do Estado do Piauí.

A Marcha Contra Misoginia e Feminicídio ocorrerá no dia 27 de maio e, em Teresina, 800 pessoas já se inscreveram para participar da ação. A atividade é uma ação temática do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres – SEMPI, e em parceria com o Ministério das Mulheres, como forma de enfrentar os discursos de ódio contra a mulher que ensejam situações de violência, inclusive feminicídios.

A ação irá ocorrer em 26 municípios do estado do Piauí e é aberto a todos que quiserem participar. No interior do estado, o critério adotado pela secretaria para a realização do evento é que o município tenha Organismos de Políticas para Mulheres – OPMs.

A Marcha é uma proposta do Ministério das Mulheres e deve ocorrer em todos os estados brasileiros. “No Piauí, estamos também marchando em audiências públicas, em vários municípios, com as Câmaras Municipais de Teresina, Parnaíba e Picos e buscando diálogo onde temos OPMs para construir ferramentas que possam consolidar o enfrentamento da violência contra a mulher”, disse a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa.

A corrida

A corrida será no sábado, dia 27, às 7h. Cada participante receberá um kit que contém camisa, boné, garrafinha para água e adesivo com a numeração. A entrega do material ocorrerá a partir das 18h30. Cada participante terá de apresentar o comprovante de inscrição e RG para receber o kit.

O percurso tem 2 km e a largada será na Nova Potycabana, seguindo pela Avenida Raul Lopes em direção à Ponte Wall Ferraz, depois, os participantes retornarão pela rotatória próxima ao restaurante Don Nelore, sendo a chegada na entrada da Potycabana.

Ao todo, serão seis categorias para mulheres e para homens: Kids, para crianças de 3 a 13 anos; Teens, contemplando adolescentes entre 14 e 17 anos; LGBTQIA+; PCDs e autistas; Master, para pessoas entre 18 e 59 anos; e Sênior, para aqueles acima de 60 anos, no caso dos homens, e acima dos 66 anos, no caso das mulheres.

Ainda é possível realizar a inscrição, que é gratuita, por meio deste link.

A premiação
Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão medalhas. Já nas categorias Kids e Teens, todos os participantes receberão medalhas por participação.

Para mais informações, consulte o regulamento disponível neste link.