SEMPI acompanha organização e mobilização para a Marcha das Margaridas 2023

A Secretaria de Estado das Mulheres – SEMPI participou de reunião, na tarde desta quinta-feira (12), para articular a organização da Marcha das Margaridas 2023, com diversos movimentos sociais, dentre eles a principal organizadora do evento, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí – Fetag-PI. O tema deste ano será  “Margaridas em Marcha – Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.

A marcha estadual está prevista para ocorrer no dia 4 de julho e a nacional, nos dias 15 e 16 de agosto. Uma das demandas da reunião foi a solicitação, ao poder público, de financiamento para o evento. “Participamos dessa reunião, articulando, mobilizando e integrando esse grupo dos movimentos sociais e também da gestão do estado do Piauí, sendo que a pauta das mulheres do campo é uma pauta de muita importância, pois elas são a base do nosso estado”, disse Louise Soares, coordenadora das Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas da SEMPI.

Também participaram da reunião o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação – Sinte-PI, a Central Única dos Trabalhadores – CUT, a União Brasileira de Mulheres – UBM, a Associação do São Joaquim, dentre outras.

Dentre os eixos que serão priorizados na marcha estadual estão “Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo”, “Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda” e “Poder e participação política das mulheres”.

Os movimentos sociais ainda sugeriram, dentre outras pautas, a inserção do incentivo à agroecologia nas reivindicações para a marcha estadual.

Tags:

 
 

Leia Também