A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da solenidade de abertura do curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. O evento, assim como o curso, aconteceu na manhã desta segunda-feira (5) no auditório do Plenário da Corregedoria do Tribunal de Justiça e tem como público-alvo policiais do estado.
A capacitação é oferecida pela Polícia Militar do Piauí e participam do curso agentes de segurança de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e do estado do Maranhão. De acordo com a coronela Elza Rodrigues, o objetivo é expandir o policiamento da Patrulha Maria da Penha. “É importante a união de forças da União, dos estados e dos municípios, bem como dos órgãos não governamentais para que, juntos, possamos dar um atendimento especializado à mulher vítima de violência doméstica e familiar”, enfatizou.
A coronela Elizete Lima explicou que o curso tem o intuito de sensibilizar os policiais masculinos sobre os cuidados que eles devem ter no atendimento de ocorrências com mulheres vítimas de violência. “Sabemos que é um dos fatores com os quais mais nos deparamos no dia a dia da PM, com ocorrências de violência doméstica. Infelizmente, no Brasil, a cada seis minutos uma mulher é vítima de feminicídio. Então, precisamos estar preparados para atender essas ocorrências com todo o profissionalismo, mas sobretudo com sensibilidade, pois a mulher não pode ser revitimizada ao ser atendida por qualquer profissional da segurança pública. O nosso principal objetivo é transformar as forças policiais de forma que elas se tornem cada dia mais profissionais”, disse a coronela.