Piauí terá projeto de acolhimento às mulheres em situação de violência

A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí – SEMPI e a gerência do Centro de Referência Francisca Trindade estiveram em reunião com as representantes do Instituto Avon para dialogar sobre o projeto Acolhe. 

O projeto é uma iniciativa do Instituto Avon e consiste em oferecer abrigo provisório para mulheres em situação de médio risco de violência, em hotéis, por até 15 dias, a partir de critérios específicos para o atendimento. A ideia inicial é implementar a ação em municípios como Altos, José de Freitas, Lagoa Alegre, Campo Maior e Teresina.

Além da Sempi, outros órgãos públicos tiveram representação na reunião, como Centro de Referência do Município Esperança Garcia, a Defensoria Pública do Estado e o Tribunal de Justiça. “Foi uma reunião de alinhamento do projeto Acolhe. O objetivo foi entender melhor o projeto e agendar uma segunda reunião para começar o processo de acolhimento dessas mulheres com o acompanhamento da central de atendimento”, disse a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Ana Cleide Nascimento.

Outro tema discutido na reunião foi a formação de uma central de acolhimento por meio do disque 180 e de um termo de cooperação técnica da Casa da Mulher Brasileira em Teresina. “Esse termo está em processo de construção a partir das experiências que se tem de outras Casas e outros estados para possamos organizar o fluxo de atendimento à mulher”, disse a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. 

De acordo com a gestora, o objetivo é incentivar empresas públicas e privadas a acolherem mulheres em situação de violência doméstica.

 
 

Leia Também