A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí – Sempi realizou ações de enfrentamento à violência contra a mulher durante o Festival de Inverno de Pedro II, entre os dias 8 e 11 de junho. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e teve foco na prevenção às diversas formas de violência doméstica e, em especial, ao assédio.
A Sempi e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) colaboraram durante o evento. A gerente de Proteção aos Grupos Vulneráveis da SSP, Paula de Moura Lopes, explica que, em grandes eventos, a incidência de assédio contra a mulher ocorre de maneira mais intensa. “É importante que estejamos presentes em todos esses eventos, garantindo o direito das mulheres de ir e vir”, salientou a gerente.
A coordenadora de Proteção às Mulheres da SSP, Tatiane Seixas, que também é presidenta do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres, destacou a importância dessa ação dado o contexto pós-pandemia de covid-19. “Além de fazer a panfletagem e adesivar estabelecimentos, realizamos a abordagem tanto com as mulheres, que são normalmente as vítimas, quanto com homens que são normalmente os assediadores. Assédio não combina com diversão. Todo lazer, toda festa, todo evento tem que ser prazeroso para todo mundo”, disse.
A coordenadora de proteção aos direitos LGBTQIA+ da SSP, Leonor Stein, também participou da ação, especialmente na panfletagem educativa no combate ao feminicídio.