Sempi realiza capacitação para interpretação de dados sobre violência contra a mulher

A Secretaria das Mulheres do Estado do Piauí – Sempi realizou uma oficina de nivelamento em Análise Estatística de Dados de Violência Contra Mulher, ministrada pelo delegado João Marcelo nesta quinta-feira (15). 

“Disponibilizamos um banco de dados para a secretaria e, hoje, apresentamos esse banco de dados para as servidoras do órgão: como esse banco pode ser analisado de modo a auxiliar a secretária Zenaide Lustosa na tomada de decisões”, disse o delegado João Marcelo.

Dentre os temas abordados, estão a análise de dados de feminicídio e os recortes de gênero, raça, diversidade, território, dentre outros itens. A capacitação dará subsídios para que a equipe do laboratório Elas Vivas Lab possa se aprofundar nas análises dos dados da violência contra a mulher e feminicídio, gerando a criação de um banco de dados, que permitirá desenvolver ações, campanhas e políticas públicas de prevenção à violência doméstica.

A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, destacou a importância dessa formação para identificar por que as mulheres não conseguem acessar o sistema de justiça para solicitar medidas protetivas.

A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento, afirmou que a capacitação foi prolífica. “Agora, podemos analisar os dados da Secretaria de Segurança Pública: os boletins de ocorrência das delegacias, a frequência com que tem ocorrido os feminicídios, o perfil das mulheres vítimas. Isso é importante para a efetivação das nossas políticas na secretaria”, destacou.

 
 

Leia Também