A secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da solenidade de posse do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Piauí (CDDH-PI) nesta sexta-feira (30). A cerimônia aconteceu no Palácio de Karnak.
“É um conselho muito importante para discutir as pautas em todas as áreas, sobretudo com ações que possam mudar a vida das pessoas. Atualmente, temos tido diversos casos de trabalho análogo à escravidão, trabalho doméstico, especialmente, mulheres que vítimas de tráfico humano. Então, são situações com as quais precisamos estar alertas: a situação de vulnerabilidade das mulheres, as violências sofridas pela população LGBTQIAPN+ e pela juventude negra. O conselho tem essa função de perceber e fiscalizar essas situações para poder atuar junto com o Estado e solicitar resolutividade sobre a estes problemas”, disse Zenaide.
A eleição do conselho foi realizada por meio de edital público. E, em sua composição para este biênio, estão membros do CDDH-PI, estão representantes da Arquidiocese de Teresina, do coletivo Antônia Flor, do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica Pública no Piauí (Sinte-PI), do grupo Matizes, da Federação Piauiense de Skateboard, do Instituto da Mulher Negra do Piauí (Ayabás), do Instituto Piauiense da Juventude, do Centro de Defesa Ferreira de Sousa, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional PI, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da Secretaria de Estado da Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), da Polícia Militar do estado e do Ministério Público Federal.