Mulheres de quatro municípios piauienses, Ilha Grande, Murici dos Portelas, Caraúbas e Cocal dos Alves, recebem ações do projeto Ônibus Lilás nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Mulheres do Estado do Piauí (Sempi) e pelo Centro de Referência da Mulher Francisca Trindade, e levará uma série de serviços, como atendimentos psicossocial, jurídico e emissão de RG.
Uma das localidades atendidas fica em Ilha Grande e chama-se Labino. Nela, a maior parte das mulheres são marisqueiras, com idade entre 25 e 65 anos. “São mulheres que passam o dia todo dentro d’água, sentadas na lama e sem uso de proteções. Ou seja, em contato direto com matéria orgânica. Depois, ficam expostas à fumaça. Elas sofrem muito com isso”, disse o secretário de Assistência Social do município, Jorge Cruz.
Para o gestor, a ação é fundamental, pois o município não dispõe de polo hospitalar nem Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e o acesso à saúde é difícil para essas mulheres. Cruz espera que, no mínimo, 60 pessoas compareçam à sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município no dia 10, que é quando a unidade móvel do Ônibus Lilás estará realizando o atendimento.
No dia 11 de julho, o Ônibus Lilás estará na comunidade Pau d’Água, em Murici dos Portelas. De acordo com a responsável pela mobilização, Gessyca Fonseca, a atividade é realizada também em parceria com a Secretaria de Educação municipal, por isso, ocorrerá na Unidade Escolar Duca Leal. A agenda será finalizada nos dias 12 e 13, com as mulheres do povoado Rosário, em caraúbas, e em Cocal dos Alves, respectivamente.
Tags: mulheres