Projeto Dignidade Menstrual beneficia mulheres warao de três abrigos de Teresina

Mulheres da etnia warao de três abrigos de Teresina (Casa de Passagem do Migrante e dois Centros Sociais Urbanos), foram beneficiadas pelo projeto Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (27). A ação é da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) e tem como objetivo garantir cuidados básicos de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A etnia warao é a segunda mais numerosa da Venezuela. Em 2019, o Piauí começou a receber imigrantes desse país, sendo a maioria dessa etnia. De acordo com a coordenadora da Casa de Passagem do Migrante, Gleyciara Lopes de Lira, apesar das dificuldades, eles preferiram permanecer no Brasil.

“Então, foram criados abrigos específicos para atender a esses imigrantes. São prédios cedidos pelo estado e administrados pela prefeitura. A Casa de Passagem do Migrante é exclusivamente do estado e funciona a partir de algumas parcerias como, por exemplo, a prefeitura fornece alimentação e material de higiene”, explicou Gleyciara.

De acordo com a coordenadora, as mulheres enfrentam muitas dificuldades, especialmente de ordem cultural, pois além de serem de outro país, também são indígenas. Entretanto, conforme Gleyciara explica, elas conseguem lidar melhor com a cultura brasileira do que os homens warao.

“É muito importante [a ação do projeto Dignidade Menstrual] porque elas recebem auxílios, mas nem sempre dá para suprir todas as necessidades. E, também, além do material, elas recebem as informações que irão ajudá-la na higiene pessoal”, disse.

Uma das beneficiadas foi Elianita Carol Rojas Medina. “Gostaria de agradecer, pois, às vezes, é difícil conseguir dinheiro para comprar esses itens”, disse.

Tags: