A Casa da Mulher Brasileira de Teresina deve ser inaugurada ainda em novembro deste ano. A informação é da equipe do Ministério das Mulheres, que realizou uma visita técnica à obra na manhã desta quinta-feira (3). Participaram, também, a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e a secretária municipal de Mulheres, Karla Berger.
“A equipe do Ministério das Mulheres esteve supervisionando a obra para averiguar se estão sendo seguidos todos os protocolos e normativas do projeto. Estamos muito felizes que a obra está adiantada. Daqui para o final do ano estará em pleno funcionamento. Será um serviço mais humanizado e acolhedor para as mulheres em situação de violência”, disse Zenaide Lustosa.
O engenheiro do Ministério das Mulheres, Ronaldo Silva, informou que a construção deve estar finalizada em setembro. Depois, será a fase de aquisição e disposição do mobiliário e equipamentos no prédio. Ele estima que em novembro tudo estará pronto para iniciar o atendimento às mulheres piauienses. “Esse empreendimento do Governo Federal iniciou em 2019. Finalmente, as mulheres teresinenses poderão usufruir dele”, disse.
A secretária municipal das Mulheres, Karla Berger, afirmou que a Casa será um poderoso instrumento de políticas públicas para as mulheres e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os entes federados na execução dessas políticas.
“Estamos contentes com o resultado da vistoria. A obra está com um bom andamento e, depois da compra do mobiliário e dos equipamentos, Estado e prefeitura poderão fazer a contratação de pessoal para realizar os atendimento”, destacou a arquiteta, Valéria Silva.
Casa da Mulher Brasileira
A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento público idealizado pelo Governo Federal. Faz parte do programa “Mulher, viver sem violência” e tem como público-alvo as mulheres que vivenciam situações de violência doméstica.
O espaço integra diversos serviços para acolher essas mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
A Casa é construída com recursos da União, mas seu gerenciamento fica sob responsabilidade do município e Estado.
Tags: CasadaMulherBrasileira