A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou da aula inaugural do curso de Libras para os servidores do estado do Piauí, nesta segunda-feira (14), no Centro de Formação Antonino Freire. O curso faz parte do Programa Permanente de Capacitação em Libras, que é fruto de uma parceria entre a Sead, a Seid e a Prex da Uespi.
O objetivo do programa é capacitar os servidores estaduais, principalmente aqueles que atuam diretamente com o público, para o atendimento humanizado às pessoas surdas. Nesta etapa, há 3 turmas, cada uma com 30 alunos, do curso básico, mas a perspectiva é de que os níveis intermediário e avançado sejam ofertados em etapas posteriores.
Durante a aula inaugural, foram apresentados os objetivos do curso e, também, aconteceu uma roda de diálogo com os professores, alguns deles surdos, já outros com vivências com a comunidade surda. Uma delas foi Renata Couto, que tem uma filha surda.
Ela afirmou que a ocorrência de uma pessoa surda na família foi o que a levou a se tornar intérprete de Libras e professora. “O que me emociona é ver pessoas com história parecida com a minha e atuarem como defensoras da comunidade surda”, disse Renata.
A professora deu um importante depoimento sobre as dificuldades pelas quais passam os pais que têm filhos com deficiência. “Conheçam a deficiência de seus filhos porque com isso vocês terão condições de cuidar melhor deles”, alertou.