Secretária da Mulher participa da inaugaração do Museu Indígena Anísia Maria dos Povos Tabajara Tapuio-Itamaraty

A secretária das Mulheres do Estado do Piauí , Zenaide Lustosa, e assessora especial do Governo, Nayara Costa, estiveram no lançamento do Museu Indígena Anísia Maria dos Povos Tabajara Tapuio-Itamaraty, no município Lagoa de São Francisco, na comunidade Nazaré, juntamente com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o governador Rafael Fonteles e autoridades.

Na comunidade Nazaré residem 450 indígenas dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty. O museu apresenta um espaço de cerca de 380 m². O espaço dispõe de área de exposição de artigos e itens da comunidade e quarto de hóspedes. O objetivo do instrumento é manter viva a história dos povos originários piauienses e ser referência para Brasil e mundo.

Para o cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), o local é representativo. “O museu, para nós, é de grande importância porque conservará nossa história e cultura dos antepassados de todos os povos indígenas do Piauí. Se você quiser fazer uma pesquisa, vai haver fotos e nossa história contada. A diretoria do próprio museu rerá a iniciativa de fazer esse resgate. São artefatos, costumes e etnias”, revela o gestor.

 
 

Leia Também