A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) realizará, em outubro, um Fórum Estadual de Gestoras de Políticas para Mulheres. O objetivo é fortalecer os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios já existentes, bem como estimular a criação de novos, articular e contribuir com a integração das políticas.
A agenda foi um dos encaminhamentos de reunião realizada, nesta semana, com a equipe da Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política e da Coordenação de Articulação de OPM e Entidades da Administração Federal do Ministério das Mulheres. Participaram a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, e parte da equipe da Sempi.
“Tratamos também da questão da formação das gestoras, uma formação em orçamento e projetos, para dar condições de se fazer a gestão, de forma a otimizar a questão dos recursos, melhorando a própria gestão. As caravanas federativas são muito importantes. São caravanas de articulação entre os três entes (federal, estadual e municipal), no sentido de promover, apresentar e ampliar a oferta dos serviços do governo federal”, enumerou Zenaide.
Durante a reunião, foi compartilhada a informação de que será realizado um mapeamento dos OPMs por estado, dados que serão construídos em parceria com com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher da Universidade Federal da Bahia (Neim/UFBA).
De acordo com a gerente de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero da Sempi, Adriana Ribeiro, o Piauí já tem um fórum organizado e este será o terceiro encontro. “O primeiro fórum estadual foi realizado em 2020 e, em março de 2023, realizamos o segundo. Atualmente, o Piauí tem 32 gestoras de OPMs, distribuídas nos doze territórios de desenvolvimento do estado”, ressaltou a gerente.