Sempi discute participação de meninas nos grêmios estudantis

A equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) ministrou uma  palestra no I Encontro Regional de Grêmios, nesta terça-feira (26). Dentre os temas abordados, foram explicados detalhes sobre a Lei Maria da Penha e enfatizada a importância da participação de meninas no movimento estudantil.

O evento tinha como público-alvo estudantes e representantes gremistas da 19ª Gerência Regional de Educação. O encontro ocorreu no CSU Sul – Parque Piauí e foi organizado pela Supervisão Estadual dos Grêmios Estudantis da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Debatemos a importância de instituições como os grêmios enquanto local de luta contra a violência, pela defesa dos direitos das mulheres e na defesa de direitos políticos que são assegurados por esses grêmios. Entendemos que as meninas precisam estar envolvidas nesse processo”, disse a coordenadora de Educação e Cultura da Sempi, Erika Ruth Melo.

De acordo com o supervisor de Grêmios Estudantis, Hédson Barata, a Seduc tem a meta de criar grêmios em todas as escolas de tempo integral do estado. Atualmente, há cerca de 180 grêmios estudantis montados. Ao final de 2023, há a perspectiva de que 300 grêmios. “Queremos que os alunos se tornem participativos e, consequentemente, uma  escola mais democrática”, disse Barata.

A gerente regional da 19ª GRE, Marlene Lima da Silva, informou que as 30 escolas da GRE já têm líderes estudantis e, nestas, 5 grêmios já foram formados. “Quando os estudantes se envolvem, temos uma liderança maior na gestão da escola porque os líderes são apoiadores dos gestores e o grêmio estudantil é um aliado da escola, inserido na gestão da escola”, disse Marlene.

Ela ainda destacou a importância da participação de meninas na gestão escolar e como é relevante a disseminação de informações sobre o enfrentamento à violência em todos os espaços, inclusive a escola, para que outras mulheres possam ter acesso a elas e se beneficiar das políticas públicas que são voltadas a elas.