Seminário de Saúde das Mulheres tratará sobre pessoas em situação de vulnerabilidade

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realiza, nesta quinta-feira (26), o I Seminário Estadual de Saúde das Mulheres que tem como tema “Outubro Rosa: Diversidade e Inclusão na prevenção do Câncer de Mama”.

O evento terá quatro mesas-redondas, sendo que um delas vai debater as pessoas em situação de vulnerabilidade que vivenciam o câncer de mama. De acordo com a diretora Institucional e Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista, o objetivo é abordar o acesso aos serviços, prevenção e enfrentamento ao câncer de mama. O debate será realizado por três profissionais que atuam diretamente no segmento.

“Uma é a Marina Leite, que é enfermeira do consultório na rua, que atende em Teresina. A outra é a Jeanne Ambar, que é advogada e fisioterapeuta, e trará olhares sobre o acesso ao serviço por meio da saúde e do jurídico. A terceira convidada, que também é uma advogada, é a Carla Watanabe. Jeanne e Carla são de São Paulo e se colocaram à disposição para vir ao Piauí participar dessa agenda, considerando a relevância, porque queremos focar no público trans para entender as dificuldades que ele tem de acessar os serviços de saúde”, disse Ianara.

A programação também terá debate sobre violência doméstica e câncer de mama, a partir da compreensão de que há mulheres que vivenciam as duas situações, e sobre as políticas de cuidado para os profissionais que atuam no enfrentamento ao câncer de mama.

As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas, por meio deste link. Aos participantes será emitido um certificado. O evento tem como público-alvo profissionais da rede de atendimento às mulheres e da rede de atenção psicossocial, gestoras de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs), além de estudantes de cursos da área da saúde e serviço social, além de representantes de movimentos sociais.

Tags:

 
 

Leia Também