A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) encerra a campanha do Outubro Rosa, nesta terça-feira (31). Ao longo do mês, foram realizadas diversas ações em escolas, hospitais e penitenciárias com o objetivo de conscientizar e informar sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Também foi realizado um seminário de saúde das mulheres cujo foco foram as pessoas em situação de vulnerabilidade que vivenciam a doença.
De acordo com a diretora Institucional e Ações Temáticas da Sempi, Ianara Evangelista, a meta é transformar esses eventos em projetos da secretaria para que ações como a que ocorreram durante esse mês tenham uma continuidade, ou seja, para que não tenham caráter pontual.
A Sempi realizou oficinas de turbantes com pacientes oncológicas do Hospital São Marcos e do Hospital Universitário. A coordenadora de Saúde das Mulheres da secretaria, Gislandia Gonçalves, destacou que esse tipo de ação promove a autoestima das mulheres e favorece o processo de cura.
Um outro aspecto posto em debate foi a saúde dos cuidadores e cuidadoras de pessoas com diagnóstico de câncer de mama. “Normalmente, quem cuida de quem cuida está muito cansado desse processo. Então, a intenção foi que pudéssemos dar visibilidade e trabalhar estratégias de cuidado”, disse Ianara.
Tags: OutubroRosa