Nesta segunda-feira (06), a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC e a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí – SESAPI estão acolhendo lideranças indígenas, instituições públicas e parceiras no “Seminário de Saúde Indígena: Diálogos para a Implantação da Saúde dos Povos Originários no Piauí.” O evento marca um passo significativo na busca pela saúde e bem-estar das comunidades indígenas do Piauí.
De acordo com a Diretora Institucional e Ações Temáticas da SEMPI, Ianara Evangelista, “o Seminário tem como objetivo implantar a saúde indígena no Estado, bem como orientar as especificidades dessa população para gestores municipais, estaduais e parceiros afins.” A SEMPI reconhece a importância das mulheres nesse processo, buscando oferecer cuidados com a saúde indígena a partir da atenção primária, respeitando as especificidades epidemiológicas e socioculturais dos povos indígenas. A diretora enfatiza ainda que a participação da Secretaria se baseia também em ouvir e aprender com os povos indígenas sobre estratégias que vão ser construídas em torno dessa implantação.
Nas palavras de Assunção Aguiar, superintendente de Promoção de Igualdade Racial e Povos Originários da SASC, “a ideia é que a gente possa trabalhar a sensibilização para a implantação desse serviço de saúde no Estado e municípios”. O Seminário de Saúde Indígena representa um marco na busca por soluções que atendam às necessidades de saúde das comunidades indígenas do Piauí. A SEMPI vem desenvolvendo, anualmente, ações e projetos que beneficiam as mulheres indígenas do Piauí.
Segue a programação:
13h30
A Importância e Experiência do Distrito Sanitário Especial Indígena, com Lucas Guerra, Coordenador do DSEI-CE.
14h
Política Nacional e Iniciativas para a Implantação da Saúde Indígena, com Weibe Tapeba, Secretário Nacional de Saúde Indígena – SESAI.
15h
Encaminhamentos com Filipe Silva e Cacique Henrique.
16h
Encerramento com a “Apresentação do Plano de Trabalho no Piauí” pela Coordenação do evento.