SEMPI promove Mesa Redonda sobre relações de gênero no trabalho através do Programa Pró-Equidade 2023

A Diretoria Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) apresenta a terceira atividade formativa do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade 2023. Neste evento, uma mesa redonda abordará a importante temática das “Relações de gênero no trabalho: feminilidades e masculinidades no ambiente organizacional.” O evento está marcado para o dia 9 de novembro de 2023 (quinta-feira) às 10h, no Auditório da ATI, situado na Av. Pedro Freitas, 1900, Centro Administrativo, Bairro São Pedro, Teresina-PI. 

De acordo com Ianara Evangelista, Diretora Institucional e Ações Temáticas da SEMPI, o objetivo da mesa é compreender a construção da identidade de gênero na sociedade e sua influência no ambiente organizacional. “Temos percebido, dentro do pró-equidade, a não participação dos homens. Para podermos pensar o “ser masculino”, é importante a gente refletir sobre essa construção histórica da masculinidade, para enfim tentarmos compreender a percepção e o engajamento dele dentro da pauta da equidade.” Ainda de acordo com a diretora, a 4ª formação tem previsão para dezembro.

A SEMPI contará com dois convidados ilustres para enriquecer o debate. Luciana Farias, professora de Sociologia no IFPI, é graduada em Ciências Sociais (UFPI), possui Licenciatura em Sociologia (UFPI), é Mestra em Sociologia (UFPI), Doutoranda em História do Brasil (UFPI) e membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Conflitualidade, Violência de Gênero e Direitos Humanos (IFPI).  Além disso, temos Weriquis Sales, sociólogo, com mestrado em Sociologia (UFPI), doutorando em Sociologia (UFC), atuando como professor no DEFE/UFPI, e faz parte do Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC/UFPI). Ambos os especialistas trarão valiosas contribuições ao evento.

Sobre o Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade 2023

O Programa tem como objetivo difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho. Além disso, busca promover a equidade de gênero, raça e diversidade em relação às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção.

Organizações da administração pública (direta ou indireta) que compõem o poder executivo estadual, com personalidade jurídica própria, podem participar voluntariamente do Programa. A adesão é pactuada entre a pessoa responsável do órgão (a exemplo, a/o Secretária/o de Estado) e a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí, com vigência de um ano.

A SEMPI convida a todos a participar desta mesa redonda e contribuir para a promoção da igualdade de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho.

 
 

Leia Também