SEMPI dialoga sobre igualdade de gênero e fim da violência contra a mulher na live “Laço Branco”

Nesta terça-feira (05/12) às 11h, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizará uma live em virtude do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, conhecido como Dia do Laço Branco. O evento terá a participação de Erika Ruth Melo, Coordenadora de Educação e Cultura da SEMPI, e do convidado Iago Menor, Gerente de Programas e Projetos da Cojuv, trazendo experiências e debates sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino.

O Dia do Laço Branco remonta a uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine invadiu uma escola politécnica e assassinou 14 mulheres. Após ordenar que os homens se retirassem, suicidou-se. Esse episódio mobilizou canadenses a criar a primeira campanha do Laço Branco. Desde então, entre 25 de novembro e 6 de dezembro, homens canadenses passaram a distribuir laços brancos como símbolo de repúdio à violência contra as mulheres.

No Brasil, essa campanha ganhou força a partir de 1999, liderada pela Rede de Homens, buscando conscientizar e mobilizar homens a se posicionarem contra a violência de gênero. A campanha estende-se por todo o país e tem uma forte presença nos estados, inclusive no interior, por meio de parcerias com entidades de mulheres e Secretarias de Políticas para as Mulheres. No Piauí, essa campanha, em parceria com as iniciativas dos “21 Dias de Ativismo” e “Piauí Sem Misoginia”, busca conscientizar os homens sobre a importância de identificar e reconhecer atitudes misóginas no discurso de outros homens, inclusive dos amigos mais próximos.

É necessário entender que fechar os olhos para atitudes machistas fortalece a misoginia. Muitos homens se distanciam das situações de violência contra a mulher, mas, ao simplesmente ignorar tais atitudes, acabam alimentando essa cultura. É necessário quebrar esse ciclo. Reconhecer, repensar e agir contra discursos de ódio são passos essenciais para construir uma sociedade mais justa, sem a culpa recaindo sobre as mulheres. A participação dos homens nesse diálogo é fundamental para a transformação social e a construção de um mundo onde a violência de gênero não tenha espaço.

Participe deste diálogo sobre igualdade de gênero e fim da violência contra a mulher. Acompanhe a transmissão ao vivo pela página oficial do instagram da SEMPI: @sempimulheres, e una-se nessa campanha pela vida e pelo respeito.

Tags: , ,

 
 

Leia Também