Ministério das Mulheres e Rede de Atendimento às Mulheres se reúnem para implementação da Casa da Mulher Brasileira em Teresina

A Secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, e equipe participaram da reunião organizada pelos representantes do Ministério das Mulheres com a presença da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica. A reunião dialogou entre os entes sobre as estratégias para o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira em Teresina, que será lançado até março de 2024.

O gerente de projetos do Ministério das Mulheres, Marcelo Pontes, ressaltou a importância do alinhamento dos órgãos que irão atuar na Casa da Mulher Brasileira , destacando a necessidade de definição dos papéis através do acordo de cooperação”Espero que possamos maximizar a prestação de serviços e estabelecer a Casa em Teresina o mais rápido possível”, enfatizou o gerente. Além disso, foi discutida a gestão administrativa da Casa, abordando aspectos orçamentários, logísticos, de equipe e infraestrutura para o pleno funcionamento dos serviços especializados.

A coordenadora-geral do Atendimento 180, Ellen Costa, descreveu o encontro como um avanço político, ressaltando os esforços para iniciar os serviços em Teresina. Já a Defensoria Pública, representada pela Dra. Verônica Acioly, busca um diálogo interinstitucional para fortalecer as políticas públicas. A psicóloga Cinara Veras, representando o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar – NUPEVID, enfatizou a necessidade de alinhamento entre os participantes para garantir o funcionamento pleno da Casa. Quem também esteve presente foi a Fernanda Torres, secretária executiva da CEUID-TJ/PI, e destacou a importância do diálogo para oferecer serviços eficazes, visando o amparo e a valorização das mulheres. A coordenadora Lidiane da Silva, representando a Secretaria Municipal das Mulheres, também contribuiu com essa discussão.

A secretária estadual das Mulheres destacou ainda o processo de organização e parceria com o Ministério para a efetiva execução dos serviços na Casa da Mulher Brasileira. A gestão da Casa é compartilhada entre estado, município e entidades, visando uma abordagem técnica e humanizada para atender às mulheres em situação de violência doméstica.

Tags: , , , ,

 
 

Leia Também