Roda de conversa no município de São Brás dialoga sobre a campanha “Piauí Sem Misoginia”

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, sob a liderança da secretária Lidiane Rocha, deu início à campanha “Piauí Sem Misoginia” com uma roda de conversa em 09/12, no município de São Brás do Piauí. Este evento reuniu mulheres da região para um diálogo sobre a trajetória da sociedade até os dias atuais, especialmente no que diz respeito à percepção e tratamento das mulheres.

A roda de conversa foi conduzida com base em um material fornecido pela SEMPI, que guiou o diálogo sobre a estruturação do patriarcado, como revela a secretária Lidiane Rocha. Durante o encontro, diversos temas foram abordados, incluindo relatos de experiências vividas por participantes, como um caso de relacionamento abusivo. As informações do material de apoio foram habilmente correlacionadas com essas vivências, proporcionando reflexões urgentes.

Um dos tópicos centrais foi a questão da invisibilidade feminina. “Meu intuito não é impor verdades absolutas, mas incentivar a reflexão”, afirma a secretária do município. Durante o evento, ela apontou a discrepância de gênero na participação, com poucos homens presentes. Lidiane observou que, mesmo em um grupo predominantemente feminino, nem todas estão familiarizadas com o termo “misoginia”. Por isso, considera fundamental apresentar exemplos práticos para facilitar o reconhecimento desse fenômeno tão enraizado na sociedade. “A naturalização do silenciamento das mulheres é uma opressão que precisa ser encarada e eliminada”, enfatiza Lidiane, ressaltando a importância de criar consciência e promover ações para combater a misoginia.

A roda de conversa em São Brás do Piauí foi um momento de debates sobre questões estruturais que impactam a vida das mulheres na sociedade. Essa iniciativa, alinhada com as ações desenvolvidas pela SEMPI, visa, além da conscientização, ações transformadoras para que as mulheres ocupem os espaços de poder.

Tags: , ,