Calendário anual da SEMPI reflete o compromisso com as causas femininas ao longo do ano

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) apresenta um calendário anual que enfatizam o compromisso com as questões de gênero . Ao longo do ano, diversas datas são celebradas e marcadas por ações em prol das mulheres, destacando desafios enfrentados e avanços alcançados.

Janeiro abre o ano com o Dia Nacional da Visibilidade Trans, dedicado à conscientização e luta contra a transfobia. Fevereiro traz ações como Carnaval Legal: “Não é Não”, pautado da Lei de Importunação Sexual, que visa combater o assédio durante as festividades carnavalescas, e datas como o Dia Internacional de Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina e o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

Março chega como “Março Mulher” e se destaca com o Dia Internacional da Mulher, seguido pelo Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, ressaltando desafios enfrentados por mulheres negras. Abril traz o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. Em maio, a SEMPI desenvolve a campanha contra o feminicídio e continua com datas importantes, como o Dia Internacional das Parteiras e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destacando desafios enfrentados por mulheres em diferentes contextos sociais.

Junho das Cores enfatiza a conscientização sobre a violência, com datas como o Dia Internacional de Meninas Vítimas de Agressão e o Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Julho traz a Ciranda da Pretas, com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, ressaltando a luta e resiliência das mulheres negras. Agosto é marcado pelo Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica, além de datas como o Dia Nacional do Orgulho Lésbico e o Dia de Visibilidade Lésbica no Brasil.

Setembro traz o Setembro Amarelo, voltado para o combate ao suicídio, e datas como o Dia Internacional da Mulher Indígena, focando na diversidade de desafios enfrentados por diferentes comunidades de mulheres. Outubro destaca-se pelo Outubro Rosa, promovendo a conscientização sobre o câncer de mama, além de marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Novembro traz o Novembro Negro, destacando a luta contra o racismo e o Dia Nacional da Consciência Negra, bem como a campanha 21 Dias de Ativismo, pelo fim da violência contra as mulheres. E por fim, dezembro, que encerra o ano com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que está relacionado à campanha Laço Branco. Há, também, a campanha “Piauí sem Misoginia”, que pretende conscientizar acerca da misoginia no Estado.

Ao longo de todo o ano, a SEMPI se compromete a desenvolver atividades, palestras e ações em parceria com diferentes setores, visando ampliar a conscientização e a busca por equidade de gênero, proporcionando um ambiente mais inclusivo e igualitário para todas as mulheres do estado do Piauí.

Confira o calendário (Sujeito à alteração):

Tags: , , ,

 
 

Leia Também