SEMPI desenvolve ações de cuidado integrado pela saúde mental no Janeiro Branco

Em um compromisso permanente com a saúde mental, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) apresenta a programação do Janeiro Branco, iniciativa que busca conscientizar sobre a importância do cuidado emocional. Com uma abordagem ampla e integrada, as atividades propostas visam promover o bem-estar e a qualidade de vida.

Confira a programação:

20/01 às 16h: “Saúde mental: o cuidado integrado de janeiro a janeiro”
Conduzido pela psicóloga Josy Brito, do Centro de Referência Francisca Trindade, a roda de conversa acontecerá na Comunidade Indígena Aldeia Ukair. Uma oportunidade para discutir estratégias de cuidado e prevenção de forma participativa.

23/01 às 10h: Ação de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho
O CIASPI/SEAD organiza uma agenda interna no Auditório da SEMPI, focada em promover um ambiente de trabalho saudável, reconhecendo a importância da saúde mental no cotidiano profissional.

25/01 às 16h: “Cuidado integrado de janeiro a janeiro”
Luíza Martins, psicóloga, conduzirá uma roda de conversa na Comunidade de Terreiro Congá Aldeia de Caboclo (Mãe Gardene de Oxóssi).

30/01 às 16h: “Cuidado integrado de janeiro a janeiro”
A psicóloga Luíza Martins também estará presente na Comunidade de Terreiro Ilê Axé Obá Orun – Quilombo do Pai Zé Pretinho, conduzindo mais uma roda de conversa sobre a importância do cuidado contínuo da saúde mental.

30/01 às 10h: “População Trans e Saúde Mental”
A SEMPI recebe a psicóloga e gestalt Viviane Moura para uma roda de conversa específica sobre a saúde mental na população trans. Um diálogo essencial para a promoção da compreensão e acolhimento.

É importante ressaltar que janeiro também é um mês dedicado à visibilidade trans, destacando a relevância de reconhecer os desafios enfrentados por essa comunidade. Infelizmente, a população trans enfrenta uma significativa violência psicológica devido ao preconceito e às dificuldades inerentes ao processo de aceitação e inclusão. A SEMPI, ao abordar o Janeiro Branco, busca também sensibilizar para as questões específicas enfrentadas pela comunidade trans, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva. O Janeiro Branco na SEMPI busca proporcionar momentos de reflexão e compartilhamento para a promoção de ambientes saudáveis e acolhedores para todas as mulheres.

Tags: , , ,