SEMPI realiza roda de conversa na Aldeia Ukair com foco na saúde mental

No sábado, dia 20 de janeiro, a Comunidade Indígena Aldeia Ukair recebeu uma roda de conversa como parte das ações do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. A iniciativa contou com a mediação da psicóloga Josy Brito, do Centro de Referência Francisca Trindade, que abordou o tema “Saúde mental: o cuidado integrado de janeiro a janeiro”.

A vice-cacica da Aldeia Ukair, Aliã Wamiri Guajajara, expressou sua felicidade por esse importante suporte e celebração. “Nós, que passamos por situações de violência mental, especialmente em contextos urbanos e de vulnerabilidade social, precisamos constantemente desse apoio.” A roda de conversa proporcionou um espaço acolhedor para discutir questões essenciais relacionadas à saúde mental, promovendo conscientização e fortalecimento comunitário.

Ontem (20) foi o Dia Nacional Consciência Indígena, e a Secretaria das Mulheres ressalta a importância de reconhecer e valorizar as vidas dos povos originários, enfatizando a necessidade de compreensão, respeito e apoio às comunidades indígenas em suas jornadas de bem-estar e preservação cultural. A SEMPI busca promover ações que abordem a saúde mental de forma integrada e sensível às particularidades de cada comunidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e empática.

Tags: , ,