O Piauí receberá equipe do Ministério das Mulheres para apresentar o plano de ação da Casa da Mulher Brasileira de Teresina

O estado do Piauí, através da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), receberá a equipe do Ministério das Mulheres e da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres (SENEV). A secretária da SENEV, Denise Motta, irá dialogar sobre a apresentação do Plano de Ação para inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Teresina.

A inauguração está prevista para acontecer no dia 8 de março de 2024, no endereço Rua Primeiro de Novembro, 3102, bairro Primavera. O espaço terá uma gestão compartilhada com a Rede de Proteção às Mulheres e a Secretaria Estadual e Municipal das Mulheres.

De acordo com a programação, às 10:30h a equipe estará em diálogo com as secretárias, e às 14h acontecerá reunião no espaço da Casa da Mulher Brasileira e a Rede de Proteção às Mulheres do Piauí, com a finalidade também de definir o Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira, onde será realizada a escolha de um grupo de pesssoas que representam os serviços ali instados, que por sua vez terão a missão de reunir para tratar os assuntos que lhes são pertinentes de forma coletiva, para que a Casa da Mulher Brasileira tenha um funcionando humanizado.

O principal objetivo da Casa da Mulher Brasileira é o de erradicar a violência doméstica no Estado. A ação do colegiado gestor da Casa é intersetorial e atuará na esfera municipal, estadual e federal.

A reunião tem como objetivo maior fazer esse alinhamento de diálogo entre o Ministério das Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradorias Gerais do Estado e do Município, Vara de Justiça, Polícia Civil e Polícia Militar, Secretarias das Mulheres Municipal e Estadual, e os serviços psicossociais e jurídicos oferecidos pelo município através dos Centros de Referências de Proteções às Mulheres.